Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
ção “A empregada mais cheia de charme do Brasil”, exibida pelo
Fantástico, que convidou empregadas domésticas de todo o país
a produzirem e enviarem ao programa vídeos que parodiassem
o videoclipe “Vida de Empreguete”.
Iniciativas como a do programa
Faixa Comentada
4
, por
exemplo, que trabalha com minisséries históricas ampliando
sua abordagem, demonstram-nos que, de alguma forma, essas
obras podem ser “usadas” como dispositivos de aprendizagem,
através de sua reciclagem. Não podemos ignorar que esses pro-
cessos midiáticos têm uma certa relação com a aprendizagem,
principalmente em um mundo em que se tem cada vez menos
tempo de adquirir conhecimento das formas tradicionais; nesse
sentido, percebemos a televisão como um dispositivo tecnológi-
co que cumpre a função de fazer o conhecimento circular.
Ao interpretarem as mensagens oferecidas pelas mi-
nisséries históricas, os telespectadores então aprendendo um
pouco sobre história e ressignificando acontecimentos e perso-
nalidades históricas. Essa ressignificação do passado no presen-
te acontece a partir das vivências individuais de cada espectador
e da fusão entre a leitura dos fatos proposta pelas minisséries
e a leitura realizada pelos receptores das obras a partir de seu
capital cultural, simbólico e histórico.
Lembremos que Braga nos diz que “[...] interpretar é
usar o seu acervo cultural para digerir as interpelações rece-
bidas. Há boas e más interpretações – mas o saldo, positivo ou
negativo, é uma aprendizagem” (BRAGA, 2002, p.08). Segundo
o pesquisador, nesse tipo de aprendizagem estamos usando
nossas competências de aprender e coisas já aprendidas ou
recebidas de outros espaços, como a escola, a família, a cultu-
ra e as práticas cotidianas; por isso, nem toda aprendizagem é
positiva.
4
O Canal Futura tem um programa intitulado Faixa Comentada, que reapresenta
e comenta minisséries históricas. Nesse programa, historiadores, autores, di-
retores e o próprio elenco da história comentam como ocorre a reconstrução
de uma realidade, a partir da história com mesclas de ficção. Faixa Comentada
reexibe minisséries de dramaturgia e amplia a abordagem da ficção, tratando
de questões relativas à produção de TV – preparação de atores, construção da
narrativa e de personagens, figurino, cenografia, fotografia, curiosidades de pro-
dução, etc.– assim como também temas históricos, literários ou de comporta-
mento, através de entrevistas com profissionais e especialistas.