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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

ção “A empregada mais cheia de charme do Brasil”, exibida pelo

Fantástico, que convidou empregadas domésticas de todo o país

a produzirem e enviarem ao programa vídeos que parodiassem

o videoclipe “Vida de Empreguete”.

Iniciativas como a do programa

Faixa Comentada

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, por

exemplo, que trabalha com minisséries históricas ampliando

sua abordagem, demonstram-nos que, de alguma forma, essas

obras podem ser “usadas” como dispositivos de aprendizagem,

através de sua reciclagem. Não podemos ignorar que esses pro-

cessos midiáticos têm uma certa relação com a aprendizagem,

principalmente em um mundo em que se tem cada vez menos

tempo de adquirir conhecimento das formas tradicionais; nesse

sentido, percebemos a televisão como um dispositivo tecnológi-

co que cumpre a função de fazer o conhecimento circular.

Ao interpretarem as mensagens oferecidas pelas mi-

nisséries históricas, os telespectadores então aprendendo um

pouco sobre história e ressignificando acontecimentos e perso-

nalidades históricas. Essa ressignificação do passado no presen-

te acontece a partir das vivências individuais de cada espectador

e da fusão entre a leitura dos fatos proposta pelas minisséries

e a leitura realizada pelos receptores das obras a partir de seu

capital cultural, simbólico e histórico.

Lembremos que Braga nos diz que “[...] interpretar é

usar o seu acervo cultural para digerir as interpelações rece-

bidas. Há boas e más interpretações – mas o saldo, positivo ou

negativo, é uma aprendizagem” (BRAGA, 2002, p.08). Segundo

o pesquisador, nesse tipo de aprendizagem estamos usando

nossas competências de aprender e coisas já aprendidas ou

recebidas de outros espaços, como a escola, a família, a cultu-

ra e as práticas cotidianas; por isso, nem toda aprendizagem é

positiva.

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O Canal Futura tem um programa intitulado Faixa Comentada, que reapresenta

e comenta minisséries históricas. Nesse programa, historiadores, autores, di-

retores e o próprio elenco da história comentam como ocorre a reconstrução

de uma realidade, a partir da história com mesclas de ficção. Faixa Comentada

reexibe minisséries de dramaturgia e amplia a abordagem da ficção, tratando

de questões relativas à produção de TV – preparação de atores, construção da

narrativa e de personagens, figurino, cenografia, fotografia, curiosidades de pro-

dução, etc.– assim como também temas históricos, literários ou de comporta-

mento, através de entrevistas com profissionais e especialistas.