Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
relações. Nesse contexto, os processos sociais passam a ocorrer
fortemente influenciados pelas lógicas das mídias. Fausto Neto
também pensa a midiatização a partir da crescente emergência
de fenômenos técnicos que alteram os processos de produção,
circulação e recepção de discursividades sociais, o que acaba
por modificar as formas de interação entre os indivíduos, ten-
do o discurso e a linguagem como materialidade. Ou seja, per-
cebe que as lógicas midiáticas estão permeando cada vez mais
o tecido social; nesse sentido, as dinâmicas de sentido que se
originam neste processo são entendidas como prática social. A
perspectiva dos autores foge do determinismo tecnológico ao
evocar o termo sociotécnico para pensar os processos de midia-
tização da sociedade. O termo nos convida a pensar no emprego
da tecnologia na sociedade como algo determinado pelo contex-
to social. Aqui percebemos um forte diálogo com o pensamento
de Miège, que evoca o qualificativo sociotécnico para discutir os
aspectos tecnológicos do processo de midiatização a partir das
TICs como a base material das mídias, onde busca relacionar os
sujeitos e seus contextos com os dispositivos, ferramentas e ser-
viços que caracterizam a sociedade midiatizada.
4 Um olhar sobre o objeto empírico a partir de
Miège
A partir do que foi exposto e com base no pensamento
de Miège, que nos convida a olhar para a midiatização da so-
ciedade a partir do qualificativo sociotécnico, o qual solicita um
olhar para a tecnologia como um processo socialmente deter-
minado, trazemos a discussão para o âmbito de duas pesqui-
sas sobre televisão que tecem um olhar sobre a forma como o
meio midiatiza questões de aprendizagem de caráter informal
e relações dos sujeitos com dispositivos midiáticos. Na pesquisa
conduzida por Michelli Machado, as questões relativas à apren-
dizagem emergem a partir do programa “Faixa Comentada”,
produzido pelo Canal Futura, no qual as minisséries históricas
produzidas pela TV Globo são reapresentadas e comentadas. Na
pesquisa de Daniel Pedroso, as questões relativas aos processos
de aprendizagem informal são observadas a partir da promo-