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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

relações. Nesse contexto, os processos sociais passam a ocorrer

fortemente influenciados pelas lógicas das mídias. Fausto Neto

também pensa a midiatização a partir da crescente emergência

de fenômenos técnicos que alteram os processos de produção,

circulação e recepção de discursividades sociais, o que acaba

por modificar as formas de interação entre os indivíduos, ten-

do o discurso e a linguagem como materialidade. Ou seja, per-

cebe que as lógicas midiáticas estão permeando cada vez mais

o tecido social; nesse sentido, as dinâmicas de sentido que se

originam neste processo são entendidas como prática social. A

perspectiva dos autores foge do determinismo tecnológico ao

evocar o termo sociotécnico para pensar os processos de midia-

tização da sociedade. O termo nos convida a pensar no emprego

da tecnologia na sociedade como algo determinado pelo contex-

to social. Aqui percebemos um forte diálogo com o pensamento

de Miège, que evoca o qualificativo sociotécnico para discutir os

aspectos tecnológicos do processo de midiatização a partir das

TICs como a base material das mídias, onde busca relacionar os

sujeitos e seus contextos com os dispositivos, ferramentas e ser-

viços que caracterizam a sociedade midiatizada.

4 Um olhar sobre o objeto empírico a partir de

Miège

A partir do que foi exposto e com base no pensamento

de Miège, que nos convida a olhar para a midiatização da so-

ciedade a partir do qualificativo sociotécnico, o qual solicita um

olhar para a tecnologia como um processo socialmente deter-

minado, trazemos a discussão para o âmbito de duas pesqui-

sas sobre televisão que tecem um olhar sobre a forma como o

meio midiatiza questões de aprendizagem de caráter informal

e relações dos sujeitos com dispositivos midiáticos. Na pesquisa

conduzida por Michelli Machado, as questões relativas à apren-

dizagem emergem a partir do programa “Faixa Comentada”,

produzido pelo Canal Futura, no qual as minisséries históricas

produzidas pela TV Globo são reapresentadas e comentadas. Na

pesquisa de Daniel Pedroso, as questões relativas aos processos

de aprendizagem informal são observadas a partir da promo-