Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
ciadas são vistas como inelutáveis; 3º, a convergência, que visa
articular as indústrias de redes, de materiais e conteúdo, não
somente se apresenta segundo configurações variáveis há duas
décadas, mas é sobretudo um “construto social” em vias de rea-
lização que, em torno de bases tecnológicas evolutivas, dá lugar
a conflitos estratégicos reais, frequentemente agudos, entre os
protagonistas: atores “maiores” (industriais, países dominantes,
organizações internacionais) e os usuários-consumidores (inte-
ressados, por exemplo, na gratuidade – parcial – dos produtos);
e 4º, o recurso a uma profecia autorrealizável que carrega a con-
vicção da parte ativa dos usuários, que, a cada etapa ou promo-
ção de uma nova ferramenta, enuncia-se em um forte estímulo à
atividade individual
Miège , ao refletir sobre as marcas desse discurso, en-
tende que o conhecimento das evoluções contemporâneas ga-
nha muito em identificar claramente o que diferencia os concei-
tos evocados (inovação, mutação, mudança e aperfeiçoamento)
e em situar cada um em seu lugar. Para ficar na inovação, é ade-
quado, por um lado, não colocar no mesmo plano as inovações
de ruptura (qualificadas de radicais, ou paradigmáticas, por al-
guns autores) e as inovações de produtos (que são centrais nas
ciências da gestão ou na microeconomia).São as inovações de
ruptura que interessam mais diretamente à pesquisa em infor-
mação-comunicação, e efetivamente as TICs. Convêm subsumir
a emergência e depois o desenvolvimento das TICs tanto as de-
terminações técnicas (uma vez que apenas algumas podem ser
qualificadas de inovações) quanto o certo número de processos
que concorrem para a sua ancoragem social.
Por isso, é preciso pensar a complementaridade das
ferramentas de comunicação numa sociedade como a nossa, que
é ao mesmo tempo individualista e de massa e onde a comuni-
cação midiatizada é sustentada tanto pelas formas emergentes
quanto por aquelas tradicionais e já implantadas com sucesso.
A midiatização da comunicação é um dos pontos das inovações
sociotécnicas das TICs. O processo de midiatização está no cen-
tro das interrogações, mesmo quando ele não as concentra todas
em si. Olhando de perto é nesse processo que se dirigem as es-
peranças assim como os receios, as escatologias e as promessas
utópicas, como ainda as precauções e as apreciações depreciati-