Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
vas (decorrentes do reino da velocidade, da fragmentação e da
espetacularização do pensamento, etc.), os julgamentos morais
ou as prevenções relativas à técnica (e a seus males reais ou su-
postos), as previsões sobre as vantagens tecnológicas (notada-
mente aquelas voltadas a evidenciar todas as facetas previsíveis
da interatividade e do mundo multimídia), como, finalmente,
as dúvidas sobre as superioridades dos dispositivos técnicos e
sua pretensão de ocupar o lugar daqueles ainda disponíveis, tais
como as mídias de massa.
Quanto à ampliação do domínio midiático, devemos
ter a expectativa de mutações importantes dos dispositivos so-
ciotécnicos constitutivos das mídias e de sua economia de fun-
cionamento. Sendo assim, uma mesma mídia desenvolverá sua
oferta de conteúdos sobre uma pluralidade de dispositivos; e
essa mudança é evidentemente de natureza perturbadora para
nossa compreensão, uma vez que estamos habituados a iden-
tificar uma mídia apenas por suas características técnicas. Do
ponto de vista da recepção, esses consumidores, chamados de
usuários, promovem a interação entre os dispositivos novos e
seus usos. O uso das TICs é uma reação às técnicas por parte dos
receptores. As práticas de comunicação são resultado do
habi-
tus
milenar, e não somente dos midiatizados. São dois processos
que funcionam em paralelo e vão dar sentido a uma inovação
quando se unem.
3 Midiatização, sociotécnica e produção de
sentido
Tendo como pano de fundo as perspectivas de Miège,
de que a midiatização da comunicação é um dos pontos das ino-
vações socioténicas que emergem por meio das TICs, buscamos
tensionar essa visão a partir dos estudos desenvolvidos pela linha
de pesquisa de Midiatização e Processos Sociais, tendo como base
o pensamento dos professores José Luiz Braga e Antonio Fausto,
que nos apresenta formas diferentes e, ao mesmo tempo, comple-
mentares de olhar para os efeitos da midiatização na sociedade.
Braga (2012) caracteriza a midiatização como uma for-
ma de contemplar os estudos da mídia em seu contexto de atua-