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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

vas (decorrentes do reino da velocidade, da fragmentação e da

espetacularização do pensamento, etc.), os julgamentos morais

ou as prevenções relativas à técnica (e a seus males reais ou su-

postos), as previsões sobre as vantagens tecnológicas (notada-

mente aquelas voltadas a evidenciar todas as facetas previsíveis

da interatividade e do mundo multimídia), como, finalmente,

as dúvidas sobre as superioridades dos dispositivos técnicos e

sua pretensão de ocupar o lugar daqueles ainda disponíveis, tais

como as mídias de massa.

Quanto à ampliação do domínio midiático, devemos

ter a expectativa de mutações importantes dos dispositivos so-

ciotécnicos constitutivos das mídias e de sua economia de fun-

cionamento. Sendo assim, uma mesma mídia desenvolverá sua

oferta de conteúdos sobre uma pluralidade de dispositivos; e

essa mudança é evidentemente de natureza perturbadora para

nossa compreensão, uma vez que estamos habituados a iden-

tificar uma mídia apenas por suas características técnicas. Do

ponto de vista da recepção, esses consumidores, chamados de

usuários, promovem a interação entre os dispositivos novos e

seus usos. O uso das TICs é uma reação às técnicas por parte dos

receptores. As práticas de comunicação são resultado do

habi-

tus

milenar, e não somente dos midiatizados. São dois processos

que funcionam em paralelo e vão dar sentido a uma inovação

quando se unem.

3 Midiatização, sociotécnica e produção de

sentido

Tendo como pano de fundo as perspectivas de Miège,

de que a midiatização da comunicação é um dos pontos das ino-

vações socioténicas que emergem por meio das TICs, buscamos

tensionar essa visão a partir dos estudos desenvolvidos pela linha

de pesquisa de Midiatização e Processos Sociais, tendo como base

o pensamento dos professores José Luiz Braga e Antonio Fausto,

que nos apresenta formas diferentes e, ao mesmo tempo, comple-

mentares de olhar para os efeitos da midiatização na sociedade.

Braga (2012) caracteriza a midiatização como uma for-

ma de contemplar os estudos da mídia em seu contexto de atua-