Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
qual buscava se relacionar – empregadas domésticas com car-
teira assinada –, também explicitou o modelo de produto que
as secretárias do lar deveriam seguir. Os vídeos deveriam ser
baseados no videoclipe “Vida de Empreguete”. Para atingir tal
objetivo, o programa desenhou um modelo interacional no qual
produziu chamadas, reportagens de apresentação da promoção
e gerou ainda esquetes cômicos por meio dos quais instruiu di-
daticamente as empregadas produzir os vídeos a serem envia-
dos, detalhando tempo, conteúdo, sugerindo equipamentos de
gravação e processos de postagem do produto final na página do
programa na internet.
Percebemos que o funcionamento desta promoção
carrega um importante viés de midiatização do conhecimento
informal, focado na aprendizagem dos processos de produção
televisiva, viés que pode ser apontado em dois níveis. O primeiro
nível se estabeleceu por meio do processo interacional entre a
televisão e as telespectadoras, movimento que foi gerado a par-
tir do convite à participação, do estabelecimento das regras da
promoção e do delineamento das condições de produção dos ví-
deos. Neste nível, o programa “ensinou” o que deveria ser feito.
O segundo nível, que decorre do primeiro, é a própria
produção dos vídeos realizados pelos atores sociais, que exigi-
ram, ainda que amadoristicamente, um conhecimento mínimo
de criação de umroteiro baseado na trama da telenovela, alémde
familiaridade com as técnicas de produção e edição dos vídeos,
conhecimento que, como nos lembra Fausto Neto (2006), está
baseado na cultura midiática que já se encontra disseminada no
tecido social, assim como também se encontram disseminados
os dispositivos tecnológicos como a internet e os
smartphones
,
que possibilitam às telespectadoras participar da promoção.
Nesse contexto, o programa estimula que as telespec-
tadoras tirem proveito destes dispositivos tecnológicos para a
produção de sentidos. Entendemos que as operações tecnodis-
cursivas desenvolvidas pelas telespectadoras, por meio da pro-
dução dos vídeos, realizam-se a partir das lógicas da mídia que
estão cada vez mais difundidas na sociedade e que, nessa pro-
moção, foram resgatadas por meio de um movimento didático
no qual a televisão midiatiza o seu fazer por meio de um proces-
so de geração de conhecimento informal, ativado por meio da