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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

the thinking of Bernard Miège. Our objective was to try to ar-

ticulate his formulations with our research, which we carry out

in the perspective of mediatization. Specifically, we seek, in this

articulation, new angles to understand strategies of generation

of informal knowledge through television in the contemporary

context.

KEYWORDS:

Mediatization. Technology, Television. Informal

knowledge.

1 Midiatização e o contexto midiático

contemporâneo

A sociedade contemporânea está cada vez mais marca-

da pela aceleração, intensificação e penetração da presença da

mídia nos mais variados âmbitos sociais. Esse fenômeno é estu-

dado por vários pesquisadores de várias partes do mundo, como

o dinamarquês Stig Hjarvard (2014), o inglês Nick Couldry e o

alemão Andreas Hepp (2013), o argentino Eliseo Verón (1997,

2013), e os brasileiros Antonio Fausto Neto (2006, 2008), José

Luiz Braga (2002, 2009, 2012)(Jairo Ferreira (2014) (e Pedro

Gilberto Gomes (2006, 2010); estes últimos conduzem a linha

de pesquisa de Midiatização e Processos Sociais na Universidade

do Vale do Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul. A partir de vários

vieses teórico-metodológicos, estes estudiosos buscam dimen-

sionar de que forma o processo de midiatização vem gerando

amplas mudanças de caráter social e cultural e transformando

diferentes domínios institucionais da sociedade como a religião,

a infância, o direito, a educação e a própria mídia.

A compreensão deste fenômeno nos solicita um pon-

to de vista histórico. Segundo Eliseo Verón (2013) e Antônio

Fausto Neto (2008), até o início dos anos de 1980, em um pe-

ríodo definido como “sociedade dos meios”, a mídia apresen-

tava uma função meramente representacional, representando

a sociedade para a própria sociedade, dando visibilidade para

os diferentes campos sociais. A partir de meados dos anos 80,

inicia-se um período compreendido como “sociedade em vias

de midiatização”, em que os pesquisadores identificaram uma

mutação no comportamento da mídia que deixa o trabalho re-