Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
the thinking of Bernard Miège. Our objective was to try to ar-
ticulate his formulations with our research, which we carry out
in the perspective of mediatization. Specifically, we seek, in this
articulation, new angles to understand strategies of generation
of informal knowledge through television in the contemporary
context.
KEYWORDS:
Mediatization. Technology, Television. Informal
knowledge.
1 Midiatização e o contexto midiático
contemporâneo
A sociedade contemporânea está cada vez mais marca-
da pela aceleração, intensificação e penetração da presença da
mídia nos mais variados âmbitos sociais. Esse fenômeno é estu-
dado por vários pesquisadores de várias partes do mundo, como
o dinamarquês Stig Hjarvard (2014), o inglês Nick Couldry e o
alemão Andreas Hepp (2013), o argentino Eliseo Verón (1997,
2013), e os brasileiros Antonio Fausto Neto (2006, 2008), José
Luiz Braga (2002, 2009, 2012)(Jairo Ferreira (2014) (e Pedro
Gilberto Gomes (2006, 2010); estes últimos conduzem a linha
de pesquisa de Midiatização e Processos Sociais na Universidade
do Vale do Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul. A partir de vários
vieses teórico-metodológicos, estes estudiosos buscam dimen-
sionar de que forma o processo de midiatização vem gerando
amplas mudanças de caráter social e cultural e transformando
diferentes domínios institucionais da sociedade como a religião,
a infância, o direito, a educação e a própria mídia.
A compreensão deste fenômeno nos solicita um pon-
to de vista histórico. Segundo Eliseo Verón (2013) e Antônio
Fausto Neto (2008), até o início dos anos de 1980, em um pe-
ríodo definido como “sociedade dos meios”, a mídia apresen-
tava uma função meramente representacional, representando
a sociedade para a própria sociedade, dando visibilidade para
os diferentes campos sociais. A partir de meados dos anos 80,
inicia-se um período compreendido como “sociedade em vias
de midiatização”, em que os pesquisadores identificaram uma
mutação no comportamento da mídia que deixa o trabalho re-