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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

rera com qualquer arranjo obtido para a organização do audio-

visual. Como havia sucedido com o

broadcast

ou o multicanal,

refere-se a um corte no fluxo de imanência, delimitando uma

forma em compreensão no tempo-espaço.

Analisar a televisão e a indústria cultural implica per-

ceber combinações, observando os desdobramentos de diagra-

mas diversos. Rever a lógica do

broadcast

implicou reconfigurar

possibilidades prévias, reconstituídas pela ampliação dos ser-

viços de cabo; pela produção de conteúdo original por emisso-

ras dissociadas destas redes convencionais; e, mais importante,

pela negociação deste conteúdo em plataformas variadas. Para

o

broadcast

, o diagrama consistia na coordenação do público a

partir de uma definição de horários, na administração da pu-

blicidade, na generalidade e na indiferenciação do conteúdo.

Refere-se a certa direção para a criação de material, a determi-

nado padrão de agregação de conteúdo, à institucionalização da

tecnologia do fluxo. Importante fora a apropriação, pela televi-

são, do formato de redes, em conjuntos de emissoras transmi-

tindo um mesmo material. Esta lógica, introduzida pelo rádio já

a partir da constituição de NBC em 1926, permitia ultrapassar

limites técnicos para a difusão de ondas eletromagnéticas.

O financiamento adotado procedia a partir de um tipo

específico de publicidade. Após eliminar a intervenção de agên-

cias de propaganda e de patrocinadores exclusivos arcando com

programas determinados, coube às redes concentrar a produ-

ção e financiá-la pela venda de espaço não para um, mas para

vários anunciantes. Pela construção da massa, viabiliza-se a ad-

ministração de um recurso de intensa importância: o público. A

relação com conteúdo se consolida após um período de experi-

mentação, envolvendo ações nas quais CBS se mostra essencial.

A década de 50 se caracteriza por audiovisual ao vivo, produzido

na região de Nova York, com as redes se atendo a tarefas de dis-

tribuição. A partir da década de 60, frente à atenção das redes

para a produção, desenvolve-se, na superfície das técnicas, ma-

terial gravado, elaborado, na dimensão das trocas, com estúdios

localizados na região de Los Angeles. Conferindo relevância ao

syndication

, este registro permite sua redistribuição e comercia-

lização em diversas ocasiões, para emissoras locais ou para paí-

ses estrangeiros. A busca por sucessos e a administração de ta-