Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
rera com qualquer arranjo obtido para a organização do audio-
visual. Como havia sucedido com o
broadcast
ou o multicanal,
refere-se a um corte no fluxo de imanência, delimitando uma
forma em compreensão no tempo-espaço.
Analisar a televisão e a indústria cultural implica per-
ceber combinações, observando os desdobramentos de diagra-
mas diversos. Rever a lógica do
broadcast
implicou reconfigurar
possibilidades prévias, reconstituídas pela ampliação dos ser-
viços de cabo; pela produção de conteúdo original por emisso-
ras dissociadas destas redes convencionais; e, mais importante,
pela negociação deste conteúdo em plataformas variadas. Para
o
broadcast
, o diagrama consistia na coordenação do público a
partir de uma definição de horários, na administração da pu-
blicidade, na generalidade e na indiferenciação do conteúdo.
Refere-se a certa direção para a criação de material, a determi-
nado padrão de agregação de conteúdo, à institucionalização da
tecnologia do fluxo. Importante fora a apropriação, pela televi-
são, do formato de redes, em conjuntos de emissoras transmi-
tindo um mesmo material. Esta lógica, introduzida pelo rádio já
a partir da constituição de NBC em 1926, permitia ultrapassar
limites técnicos para a difusão de ondas eletromagnéticas.
O financiamento adotado procedia a partir de um tipo
específico de publicidade. Após eliminar a intervenção de agên-
cias de propaganda e de patrocinadores exclusivos arcando com
programas determinados, coube às redes concentrar a produ-
ção e financiá-la pela venda de espaço não para um, mas para
vários anunciantes. Pela construção da massa, viabiliza-se a ad-
ministração de um recurso de intensa importância: o público. A
relação com conteúdo se consolida após um período de experi-
mentação, envolvendo ações nas quais CBS se mostra essencial.
A década de 50 se caracteriza por audiovisual ao vivo, produzido
na região de Nova York, com as redes se atendo a tarefas de dis-
tribuição. A partir da década de 60, frente à atenção das redes
para a produção, desenvolve-se, na superfície das técnicas, ma-
terial gravado, elaborado, na dimensão das trocas, com estúdios
localizados na região de Los Angeles. Conferindo relevância ao
syndication
, este registro permite sua redistribuição e comercia-
lização em diversas ocasiões, para emissoras locais ou para paí-
ses estrangeiros. A busca por sucessos e a administração de ta-