Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
pectativa de delimitar certas barreiras a este fluxo. Deixar fluir,
mas também permitir reter se mostram como temas do proto-
colo e do controle. Inscrita desde a organização do
broadcast
,
a decisão sobre permitir ou não determinadas licenças adquire
múltiplas dimensões, frente à proliferação de formatos envolvi-
dos: aplicativos em dispositivos móveis, serviços via browsers,
associações entre equipamentos, entre outros.
Qualquer coordenação em termos de determinada re-
gularidade e de sua formalização –
broadcast
, multicanal,
strea-
ming
– implica a dinâmica de transformação inscrita no diagra-
ma. Cada um destes formatos indica uma atualização no fluxo
constitutivo da realidade, da própria vida, uma parada especí-
fica na multiplicidade engendrada em termos de efetividades
virtualmente disponíveis. A operação do diagrama, como ferra-
menta a duplicar o fluxo, indica a oportunidade de identificar
determinados traços fundamentais: a relação entre a criação de
conteúdo e sua reutilização; a configuração dos parâmetros de
exposição, a partir de fluxos em sequência de imagens ou por
seu acesso em arquivos capazes de coordenar acervos; a fórmu-
la pela qual se associam os instrumentos para difusão, criando
emissoras interligadas, ou pela qual se elimina este vínculo, ge-
rando a sua desagregação.
4 A composição do diagrama: conteúdo,
exposição, agregação
A organização obtida para o audiovisual contempo-
râneo depende de forças em relação. Envolve cruzamentos va-
riados em superfícies de normas, técnicas e trocas, dimensões
atravessadas a partir de outros traços: conteúdo (inédito-rea-
propriado); exposição (via fluxo-acervo); agregação (e desagre-
gação). A dimensão da criação se refere à importância da elabo-
ração de conteúdo audiovisual como um instrumento para orde-
nar os serviços de difusão, em relação ao qual age a tensão entre
a dimensão do inédito e do previamente conhecido. O tema da
exposição envolve a relação com as lógicas para a apresentação
do audiovisual, que ou retomam o fluxo característico à televi-
são, presente desde o
broadcast
convencional, ou constituem