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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

pectativa de delimitar certas barreiras a este fluxo. Deixar fluir,

mas também permitir reter se mostram como temas do proto-

colo e do controle. Inscrita desde a organização do

broadcast

,

a decisão sobre permitir ou não determinadas licenças adquire

múltiplas dimensões, frente à proliferação de formatos envolvi-

dos: aplicativos em dispositivos móveis, serviços via browsers,

associações entre equipamentos, entre outros.

Qualquer coordenação em termos de determinada re-

gularidade e de sua formalização –

broadcast

, multicanal,

strea-

ming

– implica a dinâmica de transformação inscrita no diagra-

ma. Cada um destes formatos indica uma atualização no fluxo

constitutivo da realidade, da própria vida, uma parada especí-

fica na multiplicidade engendrada em termos de efetividades

virtualmente disponíveis. A operação do diagrama, como ferra-

menta a duplicar o fluxo, indica a oportunidade de identificar

determinados traços fundamentais: a relação entre a criação de

conteúdo e sua reutilização; a configuração dos parâmetros de

exposição, a partir de fluxos em sequência de imagens ou por

seu acesso em arquivos capazes de coordenar acervos; a fórmu-

la pela qual se associam os instrumentos para difusão, criando

emissoras interligadas, ou pela qual se elimina este vínculo, ge-

rando a sua desagregação.

4 A composição do diagrama: conteúdo,

exposição, agregação

A organização obtida para o audiovisual contempo-

râneo depende de forças em relação. Envolve cruzamentos va-

riados em superfícies de normas, técnicas e trocas, dimensões

atravessadas a partir de outros traços: conteúdo (inédito-rea-

propriado); exposição (via fluxo-acervo); agregação (e desagre-

gação). A dimensão da criação se refere à importância da elabo-

ração de conteúdo audiovisual como um instrumento para orde-

nar os serviços de difusão, em relação ao qual age a tensão entre

a dimensão do inédito e do previamente conhecido. O tema da

exposição envolve a relação com as lógicas para a apresentação

do audiovisual, que ou retomam o fluxo característico à televi-

são, presente desde o

broadcast

convencional, ou constituem