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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

Os obstáculos impostos implicam oportunidades para

a ação econômica a partir de delimitações legais. Assim, garan-

tem, principalmente, a possibilidade de ordenar as dinâmicas

de excesso, inserindo-as dentro de regulamentações bastante

específicas. Transitar em direção ao

streaming

se apropria deste

movimento pregresso de estriamento, outorgando a esta outra

forma a possibilidade de tomar parte entre os demais difusores

legítimos. Por um lado, serviços surgidos a partir do

streaming

,

como Hulu e Netflix, tomavam parte em embates por estas licen-

ças de difusão. Por outro, as investidas via autenticação multica-

nal para instituir o

streaming

implicam a negociação de audio-

visual com estas plataformas de modo massivo: as adaptações

para as estruturas de cabo e fibras controladas por Comcast e

Verizon. A autenticação multicanal garante volume de imagens,

oferecendo,

online

, aquele mesmo conteúdo previamente dispo-

nível em serviços de televisão segmentada. Agora, este material

ressurge não como um acessório ou um divertimento, mas como

uma atividade com formato claro e definido.

Negociado pelas mesmas operações de infraestrutura

e pelos mesmos criadores de conteúdo que haviam definido o

multicanal, este conteúdo já conhecido oferece ao

streaming

o

benefício de se tornar não mais um elemento estranho às roti-

nas de difusão de audiovisual, mas, sim, uma prática de direito

próprio, com importância semelhante àquela desfrutada pela

televisão a cabo. Transforma-o, enfim, em um formato ao qual

se pode aderir com serenidade. A dimensão posterior, durante a

consolidação de plataformas específicas, como Netflix, e diante

das dificuldades que experimenta em tomar parte nestes limites

impostos pelos detentores de direitos de distribuição, retoma, à

curva, aquele importante ponto relativo à produção de conteú-

do próprio. A radicalização do

streaming

observada a partir de

2015 impõe este processo para criadores ainda de menor por-

te. Criar conteúdo se torna uma possibilidade disponível para

todos. A relação entre conteúdo inédito-conhecido implica

não qualquer tipo de contraponto entre ambos, mas a necessi-

dade de coordenar o relacionamento entre ambas as instâncias.

Cada serviço – Netflix, Hulu, Amazon Video – administra o con-

teúdo que vem a criar, do mesmo modo que depende do aces-