

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
Os obstáculos impostos implicam oportunidades para
a ação econômica a partir de delimitações legais. Assim, garan-
tem, principalmente, a possibilidade de ordenar as dinâmicas
de excesso, inserindo-as dentro de regulamentações bastante
específicas. Transitar em direção ao
streaming
se apropria deste
movimento pregresso de estriamento, outorgando a esta outra
forma a possibilidade de tomar parte entre os demais difusores
legítimos. Por um lado, serviços surgidos a partir do
streaming
,
como Hulu e Netflix, tomavam parte em embates por estas licen-
ças de difusão. Por outro, as investidas via autenticação multica-
nal para instituir o
streaming
implicam a negociação de audio-
visual com estas plataformas de modo massivo: as adaptações
para as estruturas de cabo e fibras controladas por Comcast e
Verizon. A autenticação multicanal garante volume de imagens,
oferecendo,
online
, aquele mesmo conteúdo previamente dispo-
nível em serviços de televisão segmentada. Agora, este material
ressurge não como um acessório ou um divertimento, mas como
uma atividade com formato claro e definido.
Negociado pelas mesmas operações de infraestrutura
e pelos mesmos criadores de conteúdo que haviam definido o
multicanal, este conteúdo já conhecido oferece ao
streaming
o
benefício de se tornar não mais um elemento estranho às roti-
nas de difusão de audiovisual, mas, sim, uma prática de direito
próprio, com importância semelhante àquela desfrutada pela
televisão a cabo. Transforma-o, enfim, em um formato ao qual
se pode aderir com serenidade. A dimensão posterior, durante a
consolidação de plataformas específicas, como Netflix, e diante
das dificuldades que experimenta em tomar parte nestes limites
impostos pelos detentores de direitos de distribuição, retoma, à
curva, aquele importante ponto relativo à produção de conteú-
do próprio. A radicalização do
streaming
observada a partir de
2015 impõe este processo para criadores ainda de menor por-
te. Criar conteúdo se torna uma possibilidade disponível para
todos. A relação entre conteúdo inédito-conhecido implica
não qualquer tipo de contraponto entre ambos, mas a necessi-
dade de coordenar o relacionamento entre ambas as instâncias.
Cada serviço – Netflix, Hulu, Amazon Video – administra o con-
teúdo que vem a criar, do mesmo modo que depende do aces-