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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

O audiovisual define seus traços fundamentais já a par-

tir do

broadcast

, cujas marcas se retomam em tantas outras oca-

siões. Já na organização de redes como CBS, NBC, ABC, a impor-

tância da capacidade de dispor de conteúdo como um recurso

se forma a partir da construção dos catálogos disponíveis para

reaproveitamento. Necessário se torna administrar o excesso, e

não dispersá-lo a partir de alguma lógica irracional. Esta aten-

ção à oportunidade de dispor de material se retoma em todas as

ocasiões, seja para o

broadcast

, seja para o multicanal, seja para

o

streaming

. Negociar conteúdo em muitas circunstâncias, con-

sequência da chance contida na reprodução técnica, surge como

questão legada ao futuro já no momento em que se constituem

as redes. Contudo, as redes de

broadcast

então emoperação lida-

vam com oportunidades limitadas em termos de renegociação.

Para o multicanal, este material dizia respeito a criações disper-

sas por estruturas das mais diversas. Não se trata mais somente

de produtoras negociando com grandes redes, mas de criadores

buscando acordos com personagens dos mais diversos, canais

grandes e pequenos. Se o

broadcast

se constituiu a partir da es-

cassez de oportunidades para apropriação de audiovisual e de

constituição de outros serviços para a sua distribuição, o mul-

ticanal se consolida a partir de seu excesso, multiplicado pelo

streaming

. A partir destes traços caros já no instante do multi-

canal, o formato de

streaming

se guia por multiplicar serviços a

partir da negociação de conteúdo já com importância prévia. O

conteúdo se torna não apenas o recurso que alimenta serviços

de difusão: mostra-se como o principal recurso a permitir a sua

multiplicação. Justifica-se cada novo serviço a partir da quanti-

dade de audiovisual a ele específico. São circunstâncias que se

tornam um legado importante para a constituição da imagem

em movimento associada ao digital, momento de excesso por

excelência. A institucionalização do

streaming

implica lidar com

as possibilidades de negociação de conteúdo e de circulação da

cultura de modo mais intenso. A constituição de formas variadas

para a negociação entre os múltiplos envolvidos implica maior

diversidade de associações, por um lado; por outro, refere-se

também à obrigação de limites mais intensos em relação à ex-