Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
lentos criam um catálogo (cujas produções lapidares se tornam
programas como
I Love Lucy
;
The Beverly Hillbillies
;
The Andy
Griffith Show
), possível de se revender em ocasiões variadas.
Esta combinação delimita uma forma pautada pela
inflexibilidade. Como desdobramento, o
broadcast
produzia
operações que primavam pela regularidade. Garante-se a so-
brevivência do modelo a partir do fechamento à intervenção
de qualquer tipo, no qual o púbico se encontra exposto a fluxos
de conteúdo semelhante em horários específicos, produzido
segundo um único padrão de financiamento (GOMERY, 2008;
WILLIAMS, 1974). A reorganização do audiovisual depende-
rá do surgimento de novos serviços. A partir da década de 70,
criam-se outras emissoras – cujo formato paradigmático TNT,
CNN, MTV, The Movie Channel, Nickelodeon afirmam – orde-
nando outra forma para a televisão, em direção ao multicanal.
A ampliação de serviços destitui o fechamento proporcionado
pelas redes pregressas de
broadcast
. A partir de então, deman-
dam-se soluções diversas, em termos de trocas, para a coor-
denação destes novos canais, buscando sua negociação para
novos envolvidos: sistemas de distribuição a cabo e, posterior-
mente, por satélite.
Distinta da anterior, esta forma prima pela prolifera-
ção de serviços de distribuição, pela diversificação do conteú-
do produzido, pela necessidade sistemática de instituir formas
variadas de negociação de material. Estes serviços se definem
como canais segmentados, com material distinto da generalida-
de pregressa. Se as operações de cabo e satélite consistem na
primeira atividade capaz de reordenar o
broadcast
e de deslocar
a lógica anterior, o audiovisual associado a
software
radicaliza a
possibilidade de modulação, controle e protocolo e institui uma
experiência distinta tanto da televisão convencional quanto do
multicanal. Exemplo de molde, as tecnologias típicas do séc. XX
dependiam de unidade: um espetáculo de duração determinado
em alguma sala escura, uma janela para o fluxo de transmissão
sequencial em residências. Eliminar a centralidade do cinema e
da televisão produz uma intensa diversidade para a organização
de normas, técnicas e trocas. O formato do séc. XXI prima pela
diversidade, que no limite pode resultar até mesmo na prolifera-
ção caótica de equipamentos incompatíveis.