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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

partir do efeito da luz. Ambas, regras e descrições, permitem a

estruturação de duas instâncias, de enunciados e de visibilidade.

O modo como descrição e regra operam integrações se refere,

respectivamente, à linguagem e à luz.

Construir o diagrama implica apontar a constituição de

forças a partir das quais operam regras, mas também descrições.

A formalização implica instâncias molares, em formações estra-

tificadas. Todavia, a atualização nestas formas opera a partir de

pontos de fissura, de dimensões de passagem. Estes polos dis-

tintos de descrições e regras sugeririam instâncias intensamen-

te próximas, dando, contraditoriamente, a impressão de iden-

tidade entre ambas. Entretanto, no espaço entre as dimensões

das descrições e das regras, a redistribuição que as instituições

operam se refere a um sistema de diferenciação, cuja ordenação

envolve formalizações relativas tanto a um polo quanto a outro.

Toda atualização implica um processo de diferença, operada na

forma de uma instituição, que depende tanto de regra quanto de

descrição. Indispensável se torna identificar os elementos relati-

vos a estes diagramas no que se refere aos sistemas audiovisuais.

Para o audiovisual, estas matérias formadas, estes quadros que

surgem na luz consistem no

broadcast

, multicanal,

streaming

,

com seus diversos atravessamentos em termos das composições

específicas a cada diagrama, ordenados em termos de conteúdo,

exposição, agregação. Esta divisão em três temas reside no dia-

grama, na máquina abstrata, dimensão desprovida de matéria e

forma específica, operando em uma dimensão distinta do dizível

e do visível, do discursivo e do não discursivo. Implica diferentes

formas de conteúdo a partir das quais se identificam as formas

particulares destes sistemas audiovisuais. Estes modelos se re-

ferem a atualizações particulares, estruturados como meios com

os quais é possível lidar.

3 As Formas do audiovisual: broadcast,

multicanal, streaming

A formação do audiovisual contemporâneo decorre

das possibilidades que se abrem para associações variadas, de