Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
partir do efeito da luz. Ambas, regras e descrições, permitem a
estruturação de duas instâncias, de enunciados e de visibilidade.
O modo como descrição e regra operam integrações se refere,
respectivamente, à linguagem e à luz.
Construir o diagrama implica apontar a constituição de
forças a partir das quais operam regras, mas também descrições.
A formalização implica instâncias molares, em formações estra-
tificadas. Todavia, a atualização nestas formas opera a partir de
pontos de fissura, de dimensões de passagem. Estes polos dis-
tintos de descrições e regras sugeririam instâncias intensamen-
te próximas, dando, contraditoriamente, a impressão de iden-
tidade entre ambas. Entretanto, no espaço entre as dimensões
das descrições e das regras, a redistribuição que as instituições
operam se refere a um sistema de diferenciação, cuja ordenação
envolve formalizações relativas tanto a um polo quanto a outro.
Toda atualização implica um processo de diferença, operada na
forma de uma instituição, que depende tanto de regra quanto de
descrição. Indispensável se torna identificar os elementos relati-
vos a estes diagramas no que se refere aos sistemas audiovisuais.
Para o audiovisual, estas matérias formadas, estes quadros que
surgem na luz consistem no
broadcast
, multicanal,
streaming
,
com seus diversos atravessamentos em termos das composições
específicas a cada diagrama, ordenados em termos de conteúdo,
exposição, agregação. Esta divisão em três temas reside no dia-
grama, na máquina abstrata, dimensão desprovida de matéria e
forma específica, operando em uma dimensão distinta do dizível
e do visível, do discursivo e do não discursivo. Implica diferentes
formas de conteúdo a partir das quais se identificam as formas
particulares destes sistemas audiovisuais. Estes modelos se re-
ferem a atualizações particulares, estruturados como meios com
os quais é possível lidar.
3 As Formas do audiovisual: broadcast,
multicanal, streaming
A formação do audiovisual contemporâneo decorre
das possibilidades que se abrem para associações variadas, de