Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
A unidade instituída para os objetos por uma prática,
constituída por aquelas regras anteriormente discutidas, torna
esta regularidade importante devido ao modo como as regras
submetem as dispersões a uma dada unidade. Esta unidade con-
siste em ordenações capazes de garantir a constituição de cer-
to lugar para um conjunto de objetos. A tentativa arqueológica
de delimitar a organização da realidade decorre da expectativa
sobre a não aleatoriedade de sua formulação. De fato, existem
princípios que podem constituir alguma unidade para os ele-
mentos que constituem a história. Contraditoriamente, a possi-
bilidade desta unidade procede ao se identificar as dispersões,
considerando-as a sério.
Supõe-se que as regras se relacionem a um “lado de
fora”, a uma dinâmica intrínseca de poder que reside no dia-
grama. Este diagrama opera em uma dimensão que se contra-
põe, como crítica, à visão herdada do estruturalismo. Permite a
produção de história, dado que se refere ao devir e à chance de
ordenar processos de mudança. Um diagrama se refere à dimen-
são responsável pelo movimento e pela transformação. Opera
não como a descrição dos elementos responsáveis por garantir
a manutenção da realidade em determinado formato. Implica
as dimensões a partir das quais se torna possível sua constante
reformulação.
Instâncias decorrentes da construção de diagramas
distintos, as relações disciplinares ou de controle se envolvem,
cada uma a seu modo, não apenas com formas para o dizível,
para as regularidades e o enunciado, mas também para o visível.
Essas instâncias referem-se a dimensões de expressão e conteú-
do, de função e matéria. Seja no diagrama relativo à disciplina,
seja no que concerne ao controle, estes processos de integra-
ção-formalização implicam a constituição da curva-enunciado e,
também, do quadro-descrição. À ordenação de regularidades e
de conjuntos de regras soma-se também a enumeração específi-
ca de formalizações, de circunstâncias constituídas.
Se estas regras operam a partir de associações entre
pontos em busca de uma curva responsável por atribuir à dis-
persão regularidade a partir de determinada conexão, as descri-
ções permitem a conformação de circunstâncias historicamen-
te delimitadas, na matéria formada de quadros constituídos a