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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

A unidade instituída para os objetos por uma prática,

constituída por aquelas regras anteriormente discutidas, torna

esta regularidade importante devido ao modo como as regras

submetem as dispersões a uma dada unidade. Esta unidade con-

siste em ordenações capazes de garantir a constituição de cer-

to lugar para um conjunto de objetos. A tentativa arqueológica

de delimitar a organização da realidade decorre da expectativa

sobre a não aleatoriedade de sua formulação. De fato, existem

princípios que podem constituir alguma unidade para os ele-

mentos que constituem a história. Contraditoriamente, a possi-

bilidade desta unidade procede ao se identificar as dispersões,

considerando-as a sério.

Supõe-se que as regras se relacionem a um “lado de

fora”, a uma dinâmica intrínseca de poder que reside no dia-

grama. Este diagrama opera em uma dimensão que se contra-

põe, como crítica, à visão herdada do estruturalismo. Permite a

produção de história, dado que se refere ao devir e à chance de

ordenar processos de mudança. Um diagrama se refere à dimen-

são responsável pelo movimento e pela transformação. Opera

não como a descrição dos elementos responsáveis por garantir

a manutenção da realidade em determinado formato. Implica

as dimensões a partir das quais se torna possível sua constante

reformulação.

Instâncias decorrentes da construção de diagramas

distintos, as relações disciplinares ou de controle se envolvem,

cada uma a seu modo, não apenas com formas para o dizível,

para as regularidades e o enunciado, mas também para o visível.

Essas instâncias referem-se a dimensões de expressão e conteú-

do, de função e matéria. Seja no diagrama relativo à disciplina,

seja no que concerne ao controle, estes processos de integra-

ção-formalização implicam a constituição da curva-enunciado e,

também, do quadro-descrição. À ordenação de regularidades e

de conjuntos de regras soma-se também a enumeração específi-

ca de formalizações, de circunstâncias constituídas.

Se estas regras operam a partir de associações entre

pontos em busca de uma curva responsável por atribuir à dis-

persão regularidade a partir de determinada conexão, as descri-

ções permitem a conformação de circunstâncias historicamen-

te delimitadas, na matéria formada de quadros constituídos a