

Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Amadores evangélicos neopentecostais
e a alma do negócio
Neopentecostal evangelical amateurs
and the key to business
Alexandre Dresch Bandeira
1
Resumo:
Este artigo propõe a compreensão das competências
amadoras dos pastores evangélicos brasileiros, em especial Val-
demiro Santiago, da Mundial Igreja do Poder de Deus. Foram rea-
lizadas observações em visitas ao templo, bem como análises dos
programas de TV e vídeos, alémda leitura de referenciais teóricos
sobre amadorismo, mídia, religião e midiatização da sociedade. O
objetivo geral é analisar as estratégias utilizadas pelos pastores
para se inserirem no mercado religioso neopentecostal, identifi-
cando as competências requeridas por cada estratégia emprega-
da por eles, que buscam transformar suas igrejas em impérios re-
ligiosos, midiáticos e financeiros. Verificamos que esses pastores
se sobressaem por meio de um empirismo gerador de novas com-
petências que os distinguem dos demais em assuntos religiosos,
comunicacionais, interacionais e econômicos.
Palavras-chave:
Mídia e religião. Amadores. Mundial Igreja do
Poder de Deus.
1
Doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos), Mestre em Ciências da
Comunicação (Unisinos), Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em
Publicidade e Propaganda (Unisinos). Possui graduação em Publicidade e Pro-
paganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e Mestrado em
Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006).
E-mail: alexandre.dresch.bandeira@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.
br/2900867011772624