Table of Contents Table of Contents
Previous Page  257 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 257 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

Amadores evangélicos neopentecostais

e a alma do negócio

Neopentecostal evangelical amateurs

and the key to business

Alexandre Dresch Bandeira

1

Resumo:

Este artigo propõe a compreensão das competências

amadoras dos pastores evangélicos brasileiros, em especial Val-

demiro Santiago, da Mundial Igreja do Poder de Deus. Foram rea-

lizadas observações em visitas ao templo, bem como análises dos

programas de TV e vídeos, alémda leitura de referenciais teóricos

sobre amadorismo, mídia, religião e midiatização da sociedade. O

objetivo geral é analisar as estratégias utilizadas pelos pastores

para se inserirem no mercado religioso neopentecostal, identifi-

cando as competências requeridas por cada estratégia emprega-

da por eles, que buscam transformar suas igrejas em impérios re-

ligiosos, midiáticos e financeiros. Verificamos que esses pastores

se sobressaem por meio de um empirismo gerador de novas com-

petências que os distinguem dos demais em assuntos religiosos,

comunicacionais, interacionais e econômicos.

Palavras-chave:

Mídia e religião. Amadores. Mundial Igreja do

Poder de Deus.

1

Doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos), Mestre em Ciências da

Comunicação (Unisinos), Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em

Publicidade e Propaganda (Unisinos). Possui graduação em Publicidade e Pro-

paganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e Mestrado em

Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006).

E-mail: alexandre.dresch.bandeira@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.

br/2900867011772624