Table of Contents Table of Contents
Previous Page  243 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 243 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

A página

Diversidade

publicou a foto no dia 3 de feve-

reiro de 2014

7

, incluindo apenas este comentário: “Grafite numa

rua em Roma, twitada pelo sério Pontifício Conselho para as

Comunicações Sociais em 28 de janeiro”. E no campo de comen-

tários deu-se o seguinte diálogo:

Fernando Palhano –

Sério que um órgão vaticano

publicou isso? kkkkkkk

Diversidade Católica –

Pra você ver, querido.

Diversidade Católica –

Melhor: TUITOU rs

O tuíte referido foi publicado, juntamente com a ima-

gem, no dia 28 de janeiro na conta do Pontifício Conselho para

as Comunicações Sociais (PCCS): “Compartilhamos com vo-

cês este grafite que vimos hoje em uma rua romana próxima

ao Vaticano”

8

. Esse caso revela algumas lógicas e dinâmicas do

processo de circulação comunicacional envolvidas na recons-

trução de elementos do catolicismo: uma construção simbólica

por parte de um grafiteiro (neste caso, sobre a figura do papa) é

reconstruída pelo fotógrafo que realiza a foto, ganhando novos

sentidos ao ser postada como tuíte do PCCS. Posteriormente,

essa reconstrução é novamente reconstruída simbolicamente

pela página

Diversidade

(e por diversos outros meios de comu-

nicação); e, por fim, reconstruída no diálogo com os leitores.

Um processo semelhante ocorre na postagem da pági-

na

Catecismo

9

, porém com outro viés. A página comenta a foto

dizendo: “Nome: Super Papa Francisco. Vestes: batina e solidéu

brancos. Poderes: combater o mal com o bem; pastorear os fi-

lhos de Deus; levar as almas ao céu. Maleta de utilidades: valo-

res. Viva o Papa Francisco!”. Já no campo de comentários, o deba-

te se torna mais acirrado:

Rodrigo Cz –

Amigo eu sou católico e é justamente

por isso que eu lhe digo minha opinião: essa ima-

gem está RIDÍCULA!!!

7

Disponível em: <http://goo.gl/Vofolw>.

8

Disponível em: <http://goo.gl/wAtMbE>.

9

Disponível em: <http://goo.gl/FVkDkg>.