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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

As declarações de “R” e “c” evidenciam o trabalho do

usuário das redes sociais no monitoramento daquilo que emer-

ge enquanto “desinformação” do próprio campo jornalístico. Ao

acusarem a gafe, os internautas acabaram apropriando-se do

dispositivo comunicacional Twitter para notificar a sua rede de

contatos sobre os equívocos informativos de um programa ra-

diofônico, instituindo assim um processo de crítica à mídia que

projeta a cobertura jornalística à condição de “objeto explicita-

do” (BRAGA, 2006). Chama a atenção, contudo, que o usuário “c”

anexa à sua mensagem um link remetendo o seu leitor ao site

clicRBS, o que sinaliza para a complexidade dos circuitos intra-

midiáticos e intermidiáticos que incidem sobre os processos de

circulação (FERREIRA, 2016). O somatório das duas mensagens

revela que a informação sóbria, assim como a informação falível,

transita entre discursos acionados em diferentes dispositivos,

tensionando a relação do receptor com a órbita produtiva.

Cinco meses após a publicação das mensagens repor-

tadas pelos usuários “R” e “c” na forma de reparação crítica à

gafe verificada no programa “A Voz do Brasil”, a agência de notí-

cias CBC News, em 67 caracteres, anunciava em primeira mão a

informação da morte de Nelson Mandela, dado imediatamente

confirmado por fontes jornalísticas de todo o mundo: “

Nelson

#Mandela dies at 95, says South African President Jacob Zu a”.

Minutos após o anúncio, as infovias comunicacionais

pelas quais o Twitter é conformado seriam tomadas por men-

sagens de luto escritas em 140 caracteres. Assim como tantos

outros líderes mundiais, a presidente brasileira à época, Dilma

Rousseff, também fez uso da rede social para manifestar as suas

condolências antes mesmo de ser interpelada pelos profissio-

nais da imprensa a comentar o fato. Via Twitter, a presidente