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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

O campo jornalístico, nos exemplos acima representa-

do pelo site G1, oferece via Twitter uma síntese de duas notícias

referentes à mobilização em torno da morte de Mandela e à sua

trajetória. Essas informações são acompanhadas por um hiper-

link interno, recurso que permite ao internauta buscar comple-

mentações à informação no próprio site G1

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dependendo das

suas expectativas em relação a demandas por complementações

àquilo que foi externado em 140 caracteres. Por um processo de

convergência, portanto, o G1 extrai informações do seu website

e as reproduz, sinteticamente, em outra plataforma, amplian-

do as possibilidades de consumo da informação e instigando o

usuário do dispositivo a navegar na órbita de um mesmo circui-

to midiático. Mobilizando intencionalidades completamente disso-

nantes das jornalísticas, outros dois tweets se entrecruzam às

mensagens emitidas pelo G1, ressignificando o caso sob a ótica

do humor e da banalização. Resguardado pelo anonimato de um

perfil fake criado em torno da figura do empresário brasileiro

Eike Batista, um usuário apropria-se da comoção gerada em

5

Os prints reportados acima e iniciados pela letra "G" referem-se a materiais

divulgados pelo G1 no Twitter enquanto os prints iniciados pela letra "E" re-

ferem-se a conteúdos extraídos de perfil fake do empresário Eike Batista no

microblog.