Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
User-generated content
como estratégia
na indústria de jogos digitais: a
experiência do jogo Arma 3
User-generated content as a strategy in
the game industry: The case of Arma 3
Edu Jacques
1
Resumo
: O jogo digital Arma 3 investe na parceria com seus
usuários através da abertura ao
user-generated content.
O pro-
duto oferece uma ferramenta de edição destinada a jogadores
sem conhecimento de programação que querem elaborar con-
teúdo. O espaço observado na realização dessas tarefas é um fó-
rum em que jogadores podem compartilhar e baixar as criações.
Essa iniciativa indica, na emergência de uma sociedade em mi-
diatização, a inclinação da indústria em favorecer os amadores
nas trocas comerciais. Igualmente, representa o desenvolvimen-
to de um ramo comercial com história curta se comparada a seg-
mentos como a música e o cinema. Enfocamos nessa interação
nosso estudo, e nela reconhecemos duas consequências impor-
1
Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação - Uni-
sinos, com auxílio de bolsa Prosup/Capes. Possui graduação em Comunicação
Social - Hab. Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel) (2010)
e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos
Sinos (Unisinos) (2014), e cursa graduação emHistória da Arte na Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Temexperiência na área de Comunicação,
com ênfase em estudos sobre indústria do entretenimento e narrativas. Contato:
edu.jacques@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0884068389959665.