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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

User-generated content

como estratégia

na indústria de jogos digitais: a

experiência do jogo Arma 3

User-generated content as a strategy in

the game industry: The case of Arma 3

Edu Jacques

1

Resumo

: O jogo digital Arma 3 investe na parceria com seus

usuários através da abertura ao

user-generated content.

O pro-

duto oferece uma ferramenta de edição destinada a jogadores

sem conhecimento de programação que querem elaborar con-

teúdo. O espaço observado na realização dessas tarefas é um fó-

rum em que jogadores podem compartilhar e baixar as criações.

Essa iniciativa indica, na emergência de uma sociedade em mi-

diatização, a inclinação da indústria em favorecer os amadores

nas trocas comerciais. Igualmente, representa o desenvolvimen-

to de um ramo comercial com história curta se comparada a seg-

mentos como a música e o cinema. Enfocamos nessa interação

nosso estudo, e nela reconhecemos duas consequências impor-

1

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação - Uni-

sinos, com auxílio de bolsa Prosup/Capes. Possui graduação em Comunicação

Social - Hab. Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel) (2010)

e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos

Sinos (Unisinos) (2014), e cursa graduação emHistória da Arte na Universidade

Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Temexperiência na área de Comunicação,

com ênfase em estudos sobre indústria do entretenimento e narrativas. Contato:

edu.jacques@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0884068389959665.