Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
do processo de circulação. Afastando-nos da noção funcional de
circulação como intervalo entre produção e recepção, a ressigni-
ficação do conceito passa a ser aquilo que reverbera após o con-
sumo. A partir da articulação dos receptores com as tecnologias,
em rápido desenvolvimento, constrói-se um fato mais comple-
xo do que um simples somatório, mas um fenômeno de ordem
propriamente comunicacional (BRAGA, 2012). Há indicações de
que essa atividade está impregnando a forma de os consumido-
res midiáticos se relacionarem. Os sentidos expressos com rela-
ção aos produtos não encontram um fim definido, mas se põem
a circular entre variados circuitos comunicativos.
Essa cultura de fluxo adiante é um dos aspectos mani-
festados em nosso estágio de desenvolvimento comunicacional
(BRAGA, 2012). Em certa medida, essa aceleração nas trocas
fornece o contexto de aparição de propostas coletivas, como é o
caso de Arma 3 e outras iniciativas, como a Wikipédia.
Especificamente em Arma 3, os produtores do jogo op-
taram por um método de distribuição que exalta a difusão mi-
diatizada. O declínio do comércio de jogos digitais em mídias
físicas e o destaque concedido a um regime de disseminação
através da internet diminuem os custos logísticos aos desenvol-
vedores, mas deparam-se com o problema da visibilidade em
meio a tantas outras ofertas de jogos para
download
. Ademais,
visto o número de jogadores simultâneos afetar a experiência do
game
como um todo, destinado a ser jogado coletivamente, com
amigos ou desconhecidos, a franquia precisa manter o apelo à
comunidade estabelecida em seu
site
e através da Steam, por-
quanto esse será o canal a circular as criações amadoras.
3 Situação do projeto
O principal tipo de conteúdo compartilhado entre os
usuários intermediários no
game
são as
missões
. Essa unidade,
que pode ser inteiramente construída a partir do
editor
disponí-
vel, será utilizada como eixo de observação.
Um dos espaços destinados à discussão e ao compar-
tilhamento de experiências é o fórum criado pelos desenvolve-
dores. Lá é possível solicitar
missões
a serem elaboradas pelos