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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

do processo de circulação. Afastando-nos da noção funcional de

circulação como intervalo entre produção e recepção, a ressigni-

ficação do conceito passa a ser aquilo que reverbera após o con-

sumo. A partir da articulação dos receptores com as tecnologias,

em rápido desenvolvimento, constrói-se um fato mais comple-

xo do que um simples somatório, mas um fenômeno de ordem

propriamente comunicacional (BRAGA, 2012). Há indicações de

que essa atividade está impregnando a forma de os consumido-

res midiáticos se relacionarem. Os sentidos expressos com rela-

ção aos produtos não encontram um fim definido, mas se põem

a circular entre variados circuitos comunicativos.

Essa cultura de fluxo adiante é um dos aspectos mani-

festados em nosso estágio de desenvolvimento comunicacional

(BRAGA, 2012). Em certa medida, essa aceleração nas trocas

fornece o contexto de aparição de propostas coletivas, como é o

caso de Arma 3 e outras iniciativas, como a Wikipédia.

Especificamente em Arma 3, os produtores do jogo op-

taram por um método de distribuição que exalta a difusão mi-

diatizada. O declínio do comércio de jogos digitais em mídias

físicas e o destaque concedido a um regime de disseminação

através da internet diminuem os custos logísticos aos desenvol-

vedores, mas deparam-se com o problema da visibilidade em

meio a tantas outras ofertas de jogos para

download

. Ademais,

visto o número de jogadores simultâneos afetar a experiência do

game

como um todo, destinado a ser jogado coletivamente, com

amigos ou desconhecidos, a franquia precisa manter o apelo à

comunidade estabelecida em seu

site

e através da Steam, por-

quanto esse será o canal a circular as criações amadoras.

3 Situação do projeto

O principal tipo de conteúdo compartilhado entre os

usuários intermediários no

game

são as

missões

. Essa unidade,

que pode ser inteiramente construída a partir do

editor

disponí-

vel, será utilizada como eixo de observação.

Um dos espaços destinados à discussão e ao compar-

tilhamento de experiências é o fórum criado pelos desenvolve-

dores. Lá é possível solicitar

missões

a serem elaboradas pelos