Table of Contents Table of Contents
Previous Page  204 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 204 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

A série Arma se popularizou pela possibilidade de os

jogadores explorarem um modo de criação disponível no jogo.

Aqui devemos distinguir qualitativamente entre dois tipos de

produção: aquelas que alteram a programação original para

efetuar desvios estruturais diversos, frequentemente chama-

da de

modding

, e a criação de usuários “leigos” em desenvol-

vimento e

design

de software. Portanto, a denominação de

user-generated content

suscita em sua problematização ma-

tizes diversos de investimento e conhecimento por parte dos

criadores. Mesmo que a empresa responsável pelo jogo deixe

claro na divulgação que ambiciona os dois tipos de produção

terceirizada, nossa análise focará na dinâmica de edição dire-

cionada à elaboração de conteúdo, não às modificações estru-

turais (

modding

). Intenta-se, assim, direcionar a pesquisa para

o jogador-produtor médio, que não detém conhecimentos de

programação, mas se interessa por criar dentro das condições

abertas. Se consultarmos o

site

oficial

2

do jogo, eis o que é infor-

mado em virtude do

user-generated content

:

Considered the modding

3

trademark of the Arma

series, the Scenario Editor returns in Arma 3 with

a host of improvements, including the Functions

and Config Viewers, expanded control over time

of day and weather, and more. Working hand-in-

hand with Steam Workshop, creating and sharing

missions has never been easier.

A estratégia assumida pela empresa é de oferecer à

comunidade de jogadores a possibilidade de baixar “missões” e

objetos elaborados por outros usuários. Essa experiência, sem

custos adicionais, expande o enredo original, limitado a uma

breve campanha e a alguns modos de jogo, com múltiplos joga-

dores (

online

). O processo de criação está associado ao “editor”

incluído no jogo.

2

<http://www.arma3.com>.

3

A expressão

modding

aqui é utilizada em sentido amplo, de modificação do jogo,

muito embora o hábito de

mods

costume ser associado ao manuseio da progra-

mação original.