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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

2 Interação com conteúdos, usuários –

user-

generated content

Três aspectos se sobressaem nessa observação do jogo

Arma 3. A ideia de interação proposta pela desenvolvedora, a

formulação sobre

user-generated content

(UGC)

e a circulação

do jogo e das contribuições na rede.

Ao falarmos de interação, percorremos a vacuidade ma-

quiada sob os dispositivos digitais. De fato, como o senso comum

reconhece, a oferta de interação está incluída na experiência com-

putadorizada (incluindo aí a internet), mas esta é apenas uma de

suas ocorrências. Jenkins situa essa qualidade segundo o “modo

como as novas tecnologias foram planejadas para responder ao

feedback do consumidor” (2009, p. 189). E o “novo” expresso aí

se contrapõe a uma cultura de meios de comunicação impressos,

como sugere adiante em seu texto. Esse plano de interação, por-

tanto, varia desde a televisão e a capacidade demudarmos de canal

até, no caso dos jogos, a intervenção do usuário no universo digital.

A partir da relação entre o desenvolvimento técnico e

o fortalecimento do mercado através das indústrias, criam-se

condições para o aperfeiçoamento dos dispositivos digitais. E,

consequentemente, com sua complexificação, aumenta seu po-

tencial interativo. Através do computador ou do celular, o usuá-

rio poderia interagir com uma variedade de mídias no seu âm-

bito de consumo: músicas, vídeos, jogos. Essa realidade, nova se

considerarmos os paradigmas tecnológicos e comunicacionais,

difere do modelo clássico de transmissão televisiva ou radiofô-

nica, em que o público realizaria opções básicas como sintonizar

outra programação, configurar volume, etc.

Em verdade, Jenkins (2006, p. 135) descreve um cená-

rio em que a novidade não consiste tanto na interatividade dire-

cionada aos aparelhos, mas antes na possibilidade de reformu-

lar conteúdos, intervir junto a outros consumidores e, inclusive,

aos produtores. A ideia por trás de Arma 3 está nessa interface.

O estúdio Bohemia Interactive reconhece o benefício de deixar

os jogadores compartilharem seus modelos personalizados de

missões

, enquanto, em medida mais radical, permite até mesmo

a reestruturação dos códigos originais.