Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
2 Interação com conteúdos, usuários –
user-
generated content
Três aspectos se sobressaem nessa observação do jogo
Arma 3. A ideia de interação proposta pela desenvolvedora, a
formulação sobre
user-generated content
(UGC)
e a circulação
do jogo e das contribuições na rede.
Ao falarmos de interação, percorremos a vacuidade ma-
quiada sob os dispositivos digitais. De fato, como o senso comum
reconhece, a oferta de interação está incluída na experiência com-
putadorizada (incluindo aí a internet), mas esta é apenas uma de
suas ocorrências. Jenkins situa essa qualidade segundo o “modo
como as novas tecnologias foram planejadas para responder ao
feedback do consumidor” (2009, p. 189). E o “novo” expresso aí
se contrapõe a uma cultura de meios de comunicação impressos,
como sugere adiante em seu texto. Esse plano de interação, por-
tanto, varia desde a televisão e a capacidade demudarmos de canal
até, no caso dos jogos, a intervenção do usuário no universo digital.
A partir da relação entre o desenvolvimento técnico e
o fortalecimento do mercado através das indústrias, criam-se
condições para o aperfeiçoamento dos dispositivos digitais. E,
consequentemente, com sua complexificação, aumenta seu po-
tencial interativo. Através do computador ou do celular, o usuá-
rio poderia interagir com uma variedade de mídias no seu âm-
bito de consumo: músicas, vídeos, jogos. Essa realidade, nova se
considerarmos os paradigmas tecnológicos e comunicacionais,
difere do modelo clássico de transmissão televisiva ou radiofô-
nica, em que o público realizaria opções básicas como sintonizar
outra programação, configurar volume, etc.
Em verdade, Jenkins (2006, p. 135) descreve um cená-
rio em que a novidade não consiste tanto na interatividade dire-
cionada aos aparelhos, mas antes na possibilidade de reformu-
lar conteúdos, intervir junto a outros consumidores e, inclusive,
aos produtores. A ideia por trás de Arma 3 está nessa interface.
O estúdio Bohemia Interactive reconhece o benefício de deixar
os jogadores compartilharem seus modelos personalizados de
missões
, enquanto, em medida mais radical, permite até mesmo
a reestruturação dos códigos originais.