Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
tantes: a primeira diz respeito a uma tentativa do mercado em
atualizar suas estratégias de fidelização dos jogadores; a segun-
da constitui um exemplo de dinâmicas que empregam trabalho
dos usuários para o desenvolvimento de produtos.
Palavras-chave
: User-generated content. Jogos digitais. Indús-
tria do entretenimento. Arma 3.
Abstract:
The digital game Arma 3 invests in the partnership
with its consumers through policies for user-generated content.
The game provides an editing tool for non-programming play-
ers who want to build content. The community analyzed in this
paper is a forum in which players can share and download cre-
ations. This initiative indicates, in the emergence of a society un-
der mediatization, the industry’s inclination to favor amateurs
in value production. Likewise, it represents the development of
a commercial branch with a short history compared to segments
such as music and cinema. We focus on this interaction in our
study, and we recognize two important consequences: the first
concerns an attempt by the market to update its consumer loyal-
ty strategies; the second is an example of processes that employ
users’ “free” work for product development.
Keywords:
User-generated content. Games. Media industry.
Arma 3.
1 Introdução
O ramo do entretenimento através de jogos digitais apre-
senta uma história recente se o compararmos com outros pro-
dutos culturais. Os modelos de mercado em formatos como lite-
ratura, ou mesmo cinema e música, têm percurso mais antigo. A
indústria de jogos digitais começou a se desenvolver nos anos
1970 (KENT, 2001; GOLDBERG, 2011), como uma experiência
envolvendo computação e televisão.
Por um lado, a atividade estava associada a um console,
um dispositivo eletrônico responsável pela leitura e transmissão
dos sinais dos jogos para o televisor. Dessa maneira, o jogador
poderia interagir simultaneamente com o programa de compu-
tador. O primeiro console dessa geração a ser comercializado foi