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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

tantes: a primeira diz respeito a uma tentativa do mercado em

atualizar suas estratégias de fidelização dos jogadores; a segun-

da constitui um exemplo de dinâmicas que empregam trabalho

dos usuários para o desenvolvimento de produtos.

Palavras-chave

: User-generated content. Jogos digitais. Indús-

tria do entretenimento. Arma 3.

Abstract:

The digital game Arma 3 invests in the partnership

with its consumers through policies for user-generated content.

The game provides an editing tool for non-programming play-

ers who want to build content. The community analyzed in this

paper is a forum in which players can share and download cre-

ations. This initiative indicates, in the emergence of a society un-

der mediatization, the industry’s inclination to favor amateurs

in value production. Likewise, it represents the development of

a commercial branch with a short history compared to segments

such as music and cinema. We focus on this interaction in our

study, and we recognize two important consequences: the first

concerns an attempt by the market to update its consumer loyal-

ty strategies; the second is an example of processes that employ

users’ “free” work for product development.

Keywords:

User-generated content. Games. Media industry.

Arma 3.

1 Introdução

O ramo do entretenimento através de jogos digitais apre-

senta uma história recente se o compararmos com outros pro-

dutos culturais. Os modelos de mercado em formatos como lite-

ratura, ou mesmo cinema e música, têm percurso mais antigo. A

indústria de jogos digitais começou a se desenvolver nos anos

1970 (KENT, 2001; GOLDBERG, 2011), como uma experiência

envolvendo computação e televisão.

Por um lado, a atividade estava associada a um console,

um dispositivo eletrônico responsável pela leitura e transmissão

dos sinais dos jogos para o televisor. Dessa maneira, o jogador

poderia interagir simultaneamente com o programa de compu-

tador. O primeiro console dessa geração a ser comercializado foi