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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

o Odyssey, em 1972 (GOLDBERG, 2011). Por outro, o segmento

ganhava vigor com as cabines de fliperama, em salões dedicados

aos jogos, e as primeiras produtoras, como a Atari (KENT, 2001).

O ingresso em um universo de comunicação digital aju-

dou a alavancar o ramo dos jogos simulados. Após 40 anos, a

disseminação pode ser sentida não apenas através dos consoles,

mas também em periféricos, como computadores de mesa (ou

PCs) e celulares. Em 2016, a indústria de games projetou lucro

de 99,6 bilhões de dólares (NEWZOO, 2016). E a alta adesão a

esse modelo recreativo mobiliza estratégias inovadoras, como

a aposta no

user-generated content

para cativar o público. Um

caso que envolve essa dinâmica é o jogo Arma 3, através da pro-

dutora Bohemia Interactive.

1.1 Arma 3

Apesar da popularização dos consoles, alguns desen-

volvedores de jogos preferem dar preferência a uma plataforma,

como é o caso da série Arma. Destinada para PCs, a franquia de-

senvolvida pela Bohemia Interactive é do gênero de tiro em pri-

meira pessoa (

first person shooter

). Já o modelo de distribuição

exclusivo do terceiro

game

se dá através da

Steam

– um serviço

que mistura o

download

de jogos e uma comunidade de jogado-

res. O lançamento de Arma 3 em setembro de 2013 sucedeu os tí-

tulos anteriores, datados de 2007 e 2009. É possível escolher (jan.

2017) entre dois pacotes para a compra: o padrão e a

Apex Edition

,

e os valores são de R$ 119,99 e R$ 199,99, respectivamente.

Figura 1 - Imagem de partida em Arma 3