Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
o Odyssey, em 1972 (GOLDBERG, 2011). Por outro, o segmento
ganhava vigor com as cabines de fliperama, em salões dedicados
aos jogos, e as primeiras produtoras, como a Atari (KENT, 2001).
O ingresso em um universo de comunicação digital aju-
dou a alavancar o ramo dos jogos simulados. Após 40 anos, a
disseminação pode ser sentida não apenas através dos consoles,
mas também em periféricos, como computadores de mesa (ou
PCs) e celulares. Em 2016, a indústria de games projetou lucro
de 99,6 bilhões de dólares (NEWZOO, 2016). E a alta adesão a
esse modelo recreativo mobiliza estratégias inovadoras, como
a aposta no
user-generated content
para cativar o público. Um
caso que envolve essa dinâmica é o jogo Arma 3, através da pro-
dutora Bohemia Interactive.
1.1 Arma 3
Apesar da popularização dos consoles, alguns desen-
volvedores de jogos preferem dar preferência a uma plataforma,
como é o caso da série Arma. Destinada para PCs, a franquia de-
senvolvida pela Bohemia Interactive é do gênero de tiro em pri-
meira pessoa (
first person shooter
). Já o modelo de distribuição
exclusivo do terceiro
game
se dá através da
Steam
– um serviço
que mistura o
download
de jogos e uma comunidade de jogado-
res. O lançamento de Arma 3 em setembro de 2013 sucedeu os tí-
tulos anteriores, datados de 2007 e 2009. É possível escolher (jan.
2017) entre dois pacotes para a compra: o padrão e a
Apex Edition
,
e os valores são de R$ 119,99 e R$ 199,99, respectivamente.
Figura 1 - Imagem de partida em Arma 3