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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

primeira forma pode ser evidenciada nos usos e apropriações

das redes sociais para produção e disseminação de informações

relativas às manifestações e, de modo mais abrangente, na dis-

cussão sobre a possibilidade de um “poder cidadão” construído

através do acesso e do domínio das tecnologias.

Duas das frases mais utilizadas nos cartazes dos mani-

festantes “vem pra rua” e “o gigante acordou”, parodoxalmente,

foram inspiradas em

slogans

de marcas conhecidas que circu-

lavam em comerciais da TV aberta. “Vem pra rua”, era a estrofe

de um

jingle

do comercial da marca multinacional automotiva

Fiat

3

que, em sua narrativa, convocava os cidadãos para vir às

ruas torcer pela Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo

que se realizaria em 2014. No entanto, a frase foi ressignificada

com ironia na voz de milhares de jovens, que entoavam “vem pra

rua, vem, contra o aumento!”, referindo-se ao reajuste de 20 cen-

tavos na tarifa da passagem de ônibus da cidade de São Paulo,

mote considerado o estopim das manifestações. A partir daí,

#VemPraRua tornou-se título de muitas páginas do Facebook e

de perfis no Twitter, culminando na criação de

websites

para di-

vulgação de informações sobre as mobilizações.

Da mesma forma, ganhou notoriedade a expressão “o

gigante acordou”, inspirada na linguagem publicitária emprega-

da em um comercial de TV da marca Johnnie Walker

4

, no qual

o Pão de Açúcar, um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro

e também do Brasil, transforma-se em um imenso gigante de

pedra que desperta de seu sono milenar. Internautas apropria-

ram-se desta narrativa do gigante que simbolicamente repre-

senta o povo que acordou de sua hibernação e caminha pelas

cidades para exigir o fim da corrupção na política e melhores

serviços públicos com um emprego mais ético do dinheiro pago

através de altíssimos impostos. A #OGiganteAcordou foi apro-

priada por páginas criadas no Facebook e em perfis no Twitter,

mobilizando milhões de pessoas em torno da temática dos pro-

testos. Também se tornou tema de

websites

comunitários que

funcionaram como repositório de conteúdo das diversas redes

3

Vídeo publicitário “Vem pra rua”. Disponível em: <https://www.youtube.com/

watch?v=SxMIwZZPlcM>. Acesso em: 11 ago. 2013.

4

Vídeo publicitário “O gigante acordou”. Disponível em: <http://www.youtube.

com/watch?v=MLU95q0BgQA>. Acesso em: 11 ago. 2013.