Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
primeira forma pode ser evidenciada nos usos e apropriações
das redes sociais para produção e disseminação de informações
relativas às manifestações e, de modo mais abrangente, na dis-
cussão sobre a possibilidade de um “poder cidadão” construído
através do acesso e do domínio das tecnologias.
Duas das frases mais utilizadas nos cartazes dos mani-
festantes “vem pra rua” e “o gigante acordou”, parodoxalmente,
foram inspiradas em
slogans
de marcas conhecidas que circu-
lavam em comerciais da TV aberta. “Vem pra rua”, era a estrofe
de um
jingle
do comercial da marca multinacional automotiva
Fiat
3
que, em sua narrativa, convocava os cidadãos para vir às
ruas torcer pela Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo
que se realizaria em 2014. No entanto, a frase foi ressignificada
com ironia na voz de milhares de jovens, que entoavam “vem pra
rua, vem, contra o aumento!”, referindo-se ao reajuste de 20 cen-
tavos na tarifa da passagem de ônibus da cidade de São Paulo,
mote considerado o estopim das manifestações. A partir daí,
#VemPraRua tornou-se título de muitas páginas do Facebook e
de perfis no Twitter, culminando na criação de
websites
para di-
vulgação de informações sobre as mobilizações.
Da mesma forma, ganhou notoriedade a expressão “o
gigante acordou”, inspirada na linguagem publicitária emprega-
da em um comercial de TV da marca Johnnie Walker
4
, no qual
o Pão de Açúcar, um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro
e também do Brasil, transforma-se em um imenso gigante de
pedra que desperta de seu sono milenar. Internautas apropria-
ram-se desta narrativa do gigante que simbolicamente repre-
senta o povo que acordou de sua hibernação e caminha pelas
cidades para exigir o fim da corrupção na política e melhores
serviços públicos com um emprego mais ético do dinheiro pago
através de altíssimos impostos. A #OGiganteAcordou foi apro-
priada por páginas criadas no Facebook e em perfis no Twitter,
mobilizando milhões de pessoas em torno da temática dos pro-
testos. Também se tornou tema de
websites
comunitários que
funcionaram como repositório de conteúdo das diversas redes
3
Vídeo publicitário “Vem pra rua”. Disponível em: <https://www.youtube.com/
watch?v=SxMIwZZPlcM>. Acesso em: 11 ago. 2013.
4
Vídeo publicitário “O gigante acordou”. Disponível em: <http://www.youtube.
com/watch?v=MLU95q0BgQA>. Acesso em: 11 ago. 2013.