Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
que se filiaram à causa, como #acordabrasil, #NãoaCorrupção,
#Changebrazil, etc.
Uma segunda forma do agir político pode ser evidencia-
da no surgimento do coletivo Mídia Ninja
5
, um grupo de jornalis-
tas/ativistas que fez uma cobertura dos protestos, transmitindo
vídeos das manifestações em tempo real, usando equipamentos
amadores como
smartphones
e unidades de transmissão precá-
rias montadas em carrinhos de supermercado. Ninja é a sigla
para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação, e seus inte-
grantes defenderam a ideia de uma cobertura alternativa às mí-
dias corporativas, principalmente às imagens das grandes redes
de televisão do Brasil. A vantagem de seu serviço, segundo seus
idealizadores, é que os acontecimentos são mostrados ao vivo,
sem cortes e do ângulo de visão de ummanifestante comum que
está vivenciando a experiência no local. Não houve edições téc-
nicas do material e tudo foi transmitido pela
web
, na plataforma
de compartilhamento de vídeos ao vivo TwitCasting
6
, enquanto
os ativistas, ligados ao transmissor do Mídia Ninja, operavam de
dentro das manifestações.
O indício mais evidente de que o Mídia Ninja ganhou
importância no cenário da comunicação social no Brasil naquele
momento foi que este novo modo de cobertura, denominado pe-
los próprios integrantes do grupo de “midiativismo”, obteve uma
severa reação dos setores da indústria do jornalismo. Em pouco
tempo, proliferaram textos com o objetivo de questionar as prá-
ticas do Mídia Ninja. Os jornais
Folha de S. Paulo
7
e
Estadão
8
, dois
dos maiores do Brasil, mobilizaram alguns de seus mais renoma-
dos colunistas para publicar críticas ao tipo de cobertura feita
5
Ver mais no perfil do Mídia Ninja no Twitter. Disponível em: <https://twitter.
com/MidiaNINJA>. Acesso em: 10 ago. 2016.
6
Canal do Mídia Ninja na plataforma de compartilhamento de vídeo Twitcasting.
Disponível em: <http://www.twitcasting.tv/midianinja>. Acesso em: 12 ago.
2016.
7
Artigo criticando o Mídia Ninja na
Folha Online
, publicado no dia 10/08/2013.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1324584-
grupo-midia-ninja-e-chamado-de-seita-por-ex-integrante.shtml>. Acesso em:
20 ago. 2016.
8
Artigo sobre o Mídia Ninja no
Estadão
, publicado dia 16/08/2013. Disponível
em: <http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,midia-ninja-e-o-futuro-des
focado-imp-,1064592>. Acesso em: 12 ago. 2016.