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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

que se filiaram à causa, como #acordabrasil, #NãoaCorrupção,

#Changebrazil, etc.

Uma segunda forma do agir político pode ser evidencia-

da no surgimento do coletivo Mídia Ninja

5

, um grupo de jornalis-

tas/ativistas que fez uma cobertura dos protestos, transmitindo

vídeos das manifestações em tempo real, usando equipamentos

amadores como

smartphones

e unidades de transmissão precá-

rias montadas em carrinhos de supermercado. Ninja é a sigla

para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação, e seus inte-

grantes defenderam a ideia de uma cobertura alternativa às mí-

dias corporativas, principalmente às imagens das grandes redes

de televisão do Brasil. A vantagem de seu serviço, segundo seus

idealizadores, é que os acontecimentos são mostrados ao vivo,

sem cortes e do ângulo de visão de ummanifestante comum que

está vivenciando a experiência no local. Não houve edições téc-

nicas do material e tudo foi transmitido pela

web

, na plataforma

de compartilhamento de vídeos ao vivo TwitCasting

6

, enquanto

os ativistas, ligados ao transmissor do Mídia Ninja, operavam de

dentro das manifestações.

O indício mais evidente de que o Mídia Ninja ganhou

importância no cenário da comunicação social no Brasil naquele

momento foi que este novo modo de cobertura, denominado pe-

los próprios integrantes do grupo de “midiativismo”, obteve uma

severa reação dos setores da indústria do jornalismo. Em pouco

tempo, proliferaram textos com o objetivo de questionar as prá-

ticas do Mídia Ninja. Os jornais

Folha de S. Paulo

7

e

Estadão

8

, dois

dos maiores do Brasil, mobilizaram alguns de seus mais renoma-

dos colunistas para publicar críticas ao tipo de cobertura feita

5

Ver mais no perfil do Mídia Ninja no Twitter. Disponível em: <https://twitter.

com/MidiaNINJA>. Acesso em: 10 ago. 2016.

6

Canal do Mídia Ninja na plataforma de compartilhamento de vídeo Twitcasting.

Disponível em: <http://www.twitcasting.tv/midianinja>. Acesso em: 12 ago.

2016.

7

Artigo criticando o Mídia Ninja na

Folha Online

, publicado no dia 10/08/2013.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1324584-

grupo-midia-ninja-e-chamado-de-seita-por-ex-integrante.shtml>. Acesso em:

20 ago. 2016.

8

Artigo sobre o Mídia Ninja no

Estadão

, publicado dia 16/08/2013. Disponível

em: <http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,midia-ninja-e-o-futuro-des

focado-imp-,1064592>. Acesso em: 12 ago. 2016.