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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

elaborado pelos e para os amadores. Algo não muito diferente

ocorre entre a categoria fãs. Afora a facilidade para difusão dos

discursos, esse aprendizado mantido sobre as TICs reduz a ida-

de necessária para dominar as técnicas preferidas pelos aprecia-

dores, como a criação de novelas derivadas ou ilustrações.

Esse fenômeno será amplificado na medida em que a

geração de Harry Potter é aquela que se desenvolveu juntamen-

te com a consolidação da

web

denominada de 2.0, a radicaliza-

ção participativa da internet.

É claro que os tipos de construções são condicionados

pela estrutura e valores do local de hospedagem. No Facebook a

preferência é por compartilhar fotos e vídeos da narrativa, obje-

tos de fruição rápida. A vantagem do ambiente está no alcance

de pessoas que não são necessariamente fãs da saga. Mas em

sites especializados, como o brasileiro Potterish, textos amado-

res (

fanfictions)

poderão se estender por volumes equivalentes

a romances inteiros. A diferença estabelecida entre os exemplos

está em que os recursos do último serão principalmente orien-

tados pela mediação dos organizadores do

site

, enquanto no

primeiro caso as opções ficam delimitadas pelas possibilidades

interativas da rede social. Entretanto, em ambos os exemplos há

brechas para desvios, apropriações das ferramentas.

A manutenção desses espaços é uma das premissas

para se manterem relações frequentes entre os fãs. O Facebook

é uma rede de socialização com mais de 1 bilhão de cadastrados

e tem seu conteúdo produzido pelos próprios usuários, sejam

agências de notícias, páginas comerciais ou perfis individuais.

Em sua página em inglês sobre os oito filmes lançados a relação

com o mercado é presente, mas não envolve a maioria dos ma-

teriais divulgados. Na descrição não possível estabelecer quem

é responsável pelas mensagens, mas há referências aos estúdios

Warner Bros e ao site de compras Amazon. Apontam também

para estes endereços algumas postagens sobre produtos recém-

-lançados da saga. Ainda assim, a apreensão dos cadastrados na

rede indiferencia o interesse comercial na difusão desses discur-

sos; tanto os produtos como fotografias e vídeos recebemmilha-

res de compartilhamentos e curtidas.