Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
elaborado pelos e para os amadores. Algo não muito diferente
ocorre entre a categoria fãs. Afora a facilidade para difusão dos
discursos, esse aprendizado mantido sobre as TICs reduz a ida-
de necessária para dominar as técnicas preferidas pelos aprecia-
dores, como a criação de novelas derivadas ou ilustrações.
Esse fenômeno será amplificado na medida em que a
geração de Harry Potter é aquela que se desenvolveu juntamen-
te com a consolidação da
web
denominada de 2.0, a radicaliza-
ção participativa da internet.
É claro que os tipos de construções são condicionados
pela estrutura e valores do local de hospedagem. No Facebook a
preferência é por compartilhar fotos e vídeos da narrativa, obje-
tos de fruição rápida. A vantagem do ambiente está no alcance
de pessoas que não são necessariamente fãs da saga. Mas em
sites especializados, como o brasileiro Potterish, textos amado-
res (
fanfictions)
poderão se estender por volumes equivalentes
a romances inteiros. A diferença estabelecida entre os exemplos
está em que os recursos do último serão principalmente orien-
tados pela mediação dos organizadores do
site
, enquanto no
primeiro caso as opções ficam delimitadas pelas possibilidades
interativas da rede social. Entretanto, em ambos os exemplos há
brechas para desvios, apropriações das ferramentas.
A manutenção desses espaços é uma das premissas
para se manterem relações frequentes entre os fãs. O Facebook
é uma rede de socialização com mais de 1 bilhão de cadastrados
e tem seu conteúdo produzido pelos próprios usuários, sejam
agências de notícias, páginas comerciais ou perfis individuais.
Em sua página em inglês sobre os oito filmes lançados a relação
com o mercado é presente, mas não envolve a maioria dos ma-
teriais divulgados. Na descrição não possível estabelecer quem
é responsável pelas mensagens, mas há referências aos estúdios
Warner Bros e ao site de compras Amazon. Apontam também
para estes endereços algumas postagens sobre produtos recém-
-lançados da saga. Ainda assim, a apreensão dos cadastrados na
rede indiferencia o interesse comercial na difusão desses discur-
sos; tanto os produtos como fotografias e vídeos recebemmilha-
res de compartilhamentos e curtidas.