Table of Contents Table of Contents
Previous Page  160 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 160 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

sucesso popular, inclusive das décadas precedentes, como Star

Wars (que começa como película) e Star Trek. Mas programas di-

ferentes são empregados pelos industriais para tratar das práti-

cas dos fãs. Enquanto o universo de Star Wars é mais restrito em

relação às apropriações criativas dos fãs, ressalvando-se os even-

tos específicos, a tolerância para com reinterpretações de Harry

Potter será mais aberta, em parte pela intervenção da própria

autora, que rejeita apenas as histórias derivadas que contenham

material sexual. Evidentemente, as indústrias recorrerão sempre

que sentirem seus direitos violados, o que abre questões emoutra

linha de debate, sobre direitos autorais.

Os fãs, como abstração, não são artistas. Eles mantêm

um elo com a cultura popular que incide diretamente sobre o

alcance de seus sentidos. Essa dinâmica é amplificada pela mi-

diatização, porém não é nova.

6 Considerações finais

A aceleração dos fluxos na sociedade em midiatização

acentua o papel dos fãs na disseminação dos sentidos de uma

narrativa. A identificação do

fandom

com os jovens ocorre na

medida em que são estes que atuam com maior desenvoltura

junto às TICs recentes, mas essa associação não poderá ser au-

tomática. Há de fato um rejuvenescimento nos atores que publi-

cam suas criações amadoras na rede, mas será necessário ob-

servar a recepção criativa em processos mais longos e variados.

Os indícios aqui apontam para a perpetuação de espaços que

obtêm subsídios além do capital colaborativo dos fãs. Embora

as interações dos atores em si não funcionem com o intuito de

lucro, os vínculos expostos até agora consideraram a venda pa-

ralela de artigos de Harry Potter (no Facebook), programas para

“doação” de dinheiro (Potterish) e cedência de espaços privados

para encontros (Herdeiros de Sonserina).

No Facebook não se formaria estritamente um espaço

de fãs. Ainda que tenha sido escolhido para compor este estudo

por não ser um domínio específico dessa classe, ele difere por

consistir mais num repositório de mensagens para dissemina-

ção e comentários do que num ambiente participativo de posta-

gens criadas pelos aficionados.