Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
sucesso popular, inclusive das décadas precedentes, como Star
Wars (que começa como película) e Star Trek. Mas programas di-
ferentes são empregados pelos industriais para tratar das práti-
cas dos fãs. Enquanto o universo de Star Wars é mais restrito em
relação às apropriações criativas dos fãs, ressalvando-se os even-
tos específicos, a tolerância para com reinterpretações de Harry
Potter será mais aberta, em parte pela intervenção da própria
autora, que rejeita apenas as histórias derivadas que contenham
material sexual. Evidentemente, as indústrias recorrerão sempre
que sentirem seus direitos violados, o que abre questões emoutra
linha de debate, sobre direitos autorais.
Os fãs, como abstração, não são artistas. Eles mantêm
um elo com a cultura popular que incide diretamente sobre o
alcance de seus sentidos. Essa dinâmica é amplificada pela mi-
diatização, porém não é nova.
6 Considerações finais
A aceleração dos fluxos na sociedade em midiatização
acentua o papel dos fãs na disseminação dos sentidos de uma
narrativa. A identificação do
fandom
com os jovens ocorre na
medida em que são estes que atuam com maior desenvoltura
junto às TICs recentes, mas essa associação não poderá ser au-
tomática. Há de fato um rejuvenescimento nos atores que publi-
cam suas criações amadoras na rede, mas será necessário ob-
servar a recepção criativa em processos mais longos e variados.
Os indícios aqui apontam para a perpetuação de espaços que
obtêm subsídios além do capital colaborativo dos fãs. Embora
as interações dos atores em si não funcionem com o intuito de
lucro, os vínculos expostos até agora consideraram a venda pa-
ralela de artigos de Harry Potter (no Facebook), programas para
“doação” de dinheiro (Potterish) e cedência de espaços privados
para encontros (Herdeiros de Sonserina).
No Facebook não se formaria estritamente um espaço
de fãs. Ainda que tenha sido escolhido para compor este estudo
por não ser um domínio específico dessa classe, ele difere por
consistir mais num repositório de mensagens para dissemina-
ção e comentários do que num ambiente participativo de posta-
gens criadas pelos aficionados.