Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
do público como um todo. Segundo Miège (2009, p. 121), o des-
locamento das fronteiras midiáticas força os meios de comuni-
cação de massa a se aproximarem das informações difundidas
pelo público, tanto por terem seu domínio ameaçado quanto
pela possibilidade de encontrar novos assuntos para sua agen-
da. Exemplos assim no Brasil seriam a inclusão de celebridades
da
web
na programação televisiva e a convocação aos especta-
dores para enviarem vídeos enquanto assistem às transmissões
de futebol.
4 Recriações sobre Harry Potter
Nossa observação sobre os movimentos de fãs na atua-
lidade foi conduzida a partir da macronarrativa de Harry Potter.
Já retratada emestudos anteriores, inclusive por Flichy e Jenkins,
ela conforma sua singularidade no decorrer do tempo. Logo que
seu núcleo serial chegou ao desfecho na literatura e no cinema,
fãs mantiveram suas interações na rede, e, em alguns exemplos
que veremos, sua intensidade chegou a aumentar.
No caso dessa ficção mágica, é notória a preponde-
rância de jovens nas atividades desenvolvidas atualmente. O
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indicava em suas estatísticas que a faixa etária mais
ativa na página inglesa da rede social era aquela entre 18 e 24
anos. E emum grupo que se reúne mensalmente emPorto Alegre
para discutir a série verificou-se não somente o crescimento no
número de participantes, mas eles também são mais novos que
no início dos encontros. A temática da saga ajudaria a explicar
o interesse de um público mais jovem, infanto-juvenil por defi-
nição, porém essa característica estimula outras inferências. E
esses indicativos são ainda anteriores à nova fase da franquia,
que prevê o lançamento de novos filmes.
Em
fandoms
da atualidade é comum observar a adesão
de jovens às interações. Jenkins (1992, p. 20) valorizara a cultura
dos fãs como uma reação às culturas hegemônicas, mas a midia-
tização reconfigura esse quadro. Afirma Flichy (2010, p. 7) que
espaços como a Wikipédia permitem a difusão do conhecimento
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Disponível em: <https://www.facebook.com/harrypottermovie/likes>. Dados
de 10 out. 2012.