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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

amadoras, em vídeos no YouTube

e mesmo em fotografias no

Facebook. Os Herdeiros de Sonserina se organizaram em 2010,

ao sucederem um grupo preexistente que se separou devido

à mudança dos coordenadores para outro país. Isto os inclui

na linha temporal de gravação dos dois últimos filmes da nar-

rativa principal. Segundo as organizadoras entrevistadas na

pesquisa, após o intervalo de lançamentos comerciais, os en-

contros mobilizavam mais participantes que os primeiros, es-

pecialmente os mais jovens

7

. Com atividades periódicas, eles

se tornaram referência inclusive entre outros

fandoms

, a ponto

de serem frequentemente convidados para exposições ligadas

à cultura pop

8

.

Todas essas gramáticas funcionam segundo o modelo

da dupla mediação, da qual fala Miège (2009, p. 49): o social e

o técnico em condicionamento dialético. Sua leitura consiste na

consideração entre o concreto do tecnológico em torno dos dis-

positivos de comunicação – massificados, porém ainda não de

livre acesso – e suas competências e desvios dirigidos no seio do

fandom

. As gramáticas dos fãs nos exemplos apontados remetem

não apenas aos objetos culturais e suas indústrias de origem,

mas igualmente correspondem aos mecanismos elaborados por

empresas da rede mundial de computadores (Facebook) e aos

administradores das interações, responsáveis pela conduta e ti-

pos de relações entre os fãs.

A influência dos coordenadores encontra-se enquanto

condicionante das interações na amostra de fãs analisada, que se

estrutura de modo a evitar fragmentação. A página do Facebook

se prolonga por sua associação às indústrias de conteúdo; já o

site Potterish tem um programa de colaboração para custeio das

despesas. Mais fragilizados, até porque sua atuação é diversa, os

Herdeiros de Sonserina se associam à estrutura de uma livraria

para ganhar espaço, no entanto ficam vulneráveis às mesmas

flutuações do grupo anterior, que se dissolveu com a migração

dos responsáveis.

7

Em boa medida esse fenômeno pode ser explicado pelo tipo de interações pro-

movidas, simplificadas para promover maior inclusão.

8

Entre as quais se destacamno Rio Grande do Sul a AnimeExtreme e ComiCon-RS.