Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
amadoras, em vídeos no YouTube
e mesmo em fotografias no
Facebook. Os Herdeiros de Sonserina se organizaram em 2010,
ao sucederem um grupo preexistente que se separou devido
à mudança dos coordenadores para outro país. Isto os inclui
na linha temporal de gravação dos dois últimos filmes da nar-
rativa principal. Segundo as organizadoras entrevistadas na
pesquisa, após o intervalo de lançamentos comerciais, os en-
contros mobilizavam mais participantes que os primeiros, es-
pecialmente os mais jovens
7
. Com atividades periódicas, eles
se tornaram referência inclusive entre outros
fandoms
, a ponto
de serem frequentemente convidados para exposições ligadas
à cultura pop
8
.
Todas essas gramáticas funcionam segundo o modelo
da dupla mediação, da qual fala Miège (2009, p. 49): o social e
o técnico em condicionamento dialético. Sua leitura consiste na
consideração entre o concreto do tecnológico em torno dos dis-
positivos de comunicação – massificados, porém ainda não de
livre acesso – e suas competências e desvios dirigidos no seio do
fandom
. As gramáticas dos fãs nos exemplos apontados remetem
não apenas aos objetos culturais e suas indústrias de origem,
mas igualmente correspondem aos mecanismos elaborados por
empresas da rede mundial de computadores (Facebook) e aos
administradores das interações, responsáveis pela conduta e ti-
pos de relações entre os fãs.
A influência dos coordenadores encontra-se enquanto
condicionante das interações na amostra de fãs analisada, que se
estrutura de modo a evitar fragmentação. A página do Facebook
se prolonga por sua associação às indústrias de conteúdo; já o
site Potterish tem um programa de colaboração para custeio das
despesas. Mais fragilizados, até porque sua atuação é diversa, os
Herdeiros de Sonserina se associam à estrutura de uma livraria
para ganhar espaço, no entanto ficam vulneráveis às mesmas
flutuações do grupo anterior, que se dissolveu com a migração
dos responsáveis.
7
Em boa medida esse fenômeno pode ser explicado pelo tipo de interações pro-
movidas, simplificadas para promover maior inclusão.
8
Entre as quais se destacamno Rio Grande do Sul a AnimeExtreme e ComiCon-RS.