Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
pois os projetos exigiam maior tempo de trabalho e investimen-
to financeiro. No sentido da apropriação que fãs fomentam em rela-
ção a suas séries prediletas, Jenkins (1992, p. 33) retomará o
pensamento de Michel de Certeau acerca da resistência na re-
cepção comunicativa e desenvolverá uma interpretação adicio-
nal, como fenômeno derivado e inclusive de reação às indústrias
de conteúdo. Este trabalho de Jenkins antecede a digitalização
da comunicação, o que, em comparação à sociedade regida por
meios de comunicação de massa, conduz a uma maior visibili-
dade dessas apropriações. Mesmo com a conclusão de Jenkins,
para quem o fã é um
poacher
, uma espécie de contrabandista de
sentidos, retornamos às suas premissas: em qual medida os fãs
obtêm sucesso em subtrair os objetos culturais da indústria? Ou,
invertendo a ordem, como se alcança ir além da recepção como
resistência numa sociedade reticular, à base das TICs?
3 A conquista das competências (criativas)
Mais frequentemente relacionada nas pesquisas é a di-
ficuldade de acesso aos dispositivos, mas Miège (2009, p. 98)
chama atenção especial às competências mobilizadas durante a
comunicação moderna. Já no final dos anos 1960 os materiais
confeccionados pelos fãs colocavam em utilização conhecimen-
tos variados, desde a feitura dos textos e desenhos aos proces-
sos de editoração, impressão e distribuição. Podemos diferen-
ciar entre o que corresponderia a competências individuais e
coletivas (valores compartilhados). Com a emergência das TICs
esses requisitos se alteram e se complexificam. A hipótese que
Flichy (2010, p. 89) defende é a de que, com as mudanças em
curso, rumaríamos a uma participação mais democrática na
disseminação do conhecimento. Mas é crucial observar que as
competências reivindicadas atualmente dependem de circuns-
tâncias políticas, econômicas e culturais que fogem ao domínio
do consumidor.
Ademais, é possível traçar os códigos compartilhados
no interior de um
fandom
. Junto com as competências sobre o
dispositivo, esses valores serão acionados nas produções ama-