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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

pois os projetos exigiam maior tempo de trabalho e investimen-

to financeiro. No sentido da apropriação que fãs fomentam em rela-

ção a suas séries prediletas, Jenkins (1992, p. 33) retomará o

pensamento de Michel de Certeau acerca da resistência na re-

cepção comunicativa e desenvolverá uma interpretação adicio-

nal, como fenômeno derivado e inclusive de reação às indústrias

de conteúdo. Este trabalho de Jenkins antecede a digitalização

da comunicação, o que, em comparação à sociedade regida por

meios de comunicação de massa, conduz a uma maior visibili-

dade dessas apropriações. Mesmo com a conclusão de Jenkins,

para quem o fã é um

poacher

, uma espécie de contrabandista de

sentidos, retornamos às suas premissas: em qual medida os fãs

obtêm sucesso em subtrair os objetos culturais da indústria? Ou,

invertendo a ordem, como se alcança ir além da recepção como

resistência numa sociedade reticular, à base das TICs?

3 A conquista das competências (criativas)

Mais frequentemente relacionada nas pesquisas é a di-

ficuldade de acesso aos dispositivos, mas Miège (2009, p. 98)

chama atenção especial às competências mobilizadas durante a

comunicação moderna. Já no final dos anos 1960 os materiais

confeccionados pelos fãs colocavam em utilização conhecimen-

tos variados, desde a feitura dos textos e desenhos aos proces-

sos de editoração, impressão e distribuição. Podemos diferen-

ciar entre o que corresponderia a competências individuais e

coletivas (valores compartilhados). Com a emergência das TICs

esses requisitos se alteram e se complexificam. A hipótese que

Flichy (2010, p. 89) defende é a de que, com as mudanças em

curso, rumaríamos a uma participação mais democrática na

disseminação do conhecimento. Mas é crucial observar que as

competências reivindicadas atualmente dependem de circuns-

tâncias políticas, econômicas e culturais que fogem ao domínio

do consumidor.

Ademais, é possível traçar os códigos compartilhados

no interior de um

fandom

. Junto com as competências sobre o

dispositivo, esses valores serão acionados nas produções ama-