Table of Contents Table of Contents
Previous Page  147 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 147 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

Práticas re-criativas: um estudo sobre

fãs de Harry Potter e as TICs

Re-creative practices: A study about

Harry Potter fans and ICTs

Edu Jacques

1

Resumo:

O início das práticas conduzidas por fãs no seu mar-

co atual pode ser atribuído à década de 1960, mas em 50 anos

os meios de comunicação atingiram graus de complexidade

que alavancaram os indivíduos da condição de resistência para

cocriadores na cultura. Harry Potter é um exemplo recente de

práticas criativas que tomam fôlego com as novas Técnicas de

Informação e Comunicação. Suas construções podem ajudar a

compreender o papel do consumidor na atualidade, sobretudo

esse que se encaixa na alcunha de fã, ao ajudar a disseminar sen-

tidos derivados da obra original e se especializar a ponto de ser

absorvido pela indústria da cultura.

Palavras-chave:

Cultura do amador. Midiatização. Circulação.

Harry Potter.

1

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação - Uni-

sinos, com auxílio de bolsa Prosup/Capes. Possui graduação em Comunicação

Social - Hab. Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel) (2010)

e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos

Sinos (Unisinos) (2014), e cursa graduação emHistória da Arte na Universidade

Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Temexperiência na área de Comunicação,

com ênfase em estudos sobre indústria do entretenimento e narrativas. Contato:

edu.jacques@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0884068389959665.