Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Práticas re-criativas: um estudo sobre
fãs de Harry Potter e as TICs
Re-creative practices: A study about
Harry Potter fans and ICTs
Edu Jacques
1
Resumo:
O início das práticas conduzidas por fãs no seu mar-
co atual pode ser atribuído à década de 1960, mas em 50 anos
os meios de comunicação atingiram graus de complexidade
que alavancaram os indivíduos da condição de resistência para
cocriadores na cultura. Harry Potter é um exemplo recente de
práticas criativas que tomam fôlego com as novas Técnicas de
Informação e Comunicação. Suas construções podem ajudar a
compreender o papel do consumidor na atualidade, sobretudo
esse que se encaixa na alcunha de fã, ao ajudar a disseminar sen-
tidos derivados da obra original e se especializar a ponto de ser
absorvido pela indústria da cultura.
Palavras-chave:
Cultura do amador. Midiatização. Circulação.
Harry Potter.
1
Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação - Uni-
sinos, com auxílio de bolsa Prosup/Capes. Possui graduação em Comunicação
Social - Hab. Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel) (2010)
e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos
Sinos (Unisinos) (2014), e cursa graduação emHistória da Arte na Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Temexperiência na área de Comunicação,
com ênfase em estudos sobre indústria do entretenimento e narrativas. Contato:
edu.jacques@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0884068389959665.