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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

ção das ideias em blogs e plataformas de compartilhamento,

criaram mídias alternativas para noticiar os acontecimentos, e

grupos de hackers, em especial o Anonymous, atuaram na inva-

são de websites governamentais e de grandes grupos de comu-

nicação, postando mensagens de convergência com os protestos

das ruas e divulgando informações sigilosas sobre o governo,

que fomentaram ainda mais o movimento.

Nesta perspectiva, as duas frentes atuaram simulta-

neamente, sendo a principal característica comum (que difere

dos movimentos de luta popular históricos do Brasil como o

“Diretas Já”

4

e o “Fora Collor”

5

) a busca por um fortalecimento

através da resistência anônima, seja no rosto coberto por lenços,

máscaras de gás e passa-montanhas adotados pelos ativistas

Black Bloc (proibidos em alguns estados), seja pela máscara do

personagem Guy Fawkes (do HQ e filme V de Vingança, 2008),

que se tornou símbolo do Anonymous em todo o mundo e apa-

receu de forma muito expressiva nas manifestações de rua. Os

manifestantes, a maioria “nativos digitais”

6

, parecem depositar

esperança na figura do hacker, que, pelo conhecimento dos códi-

gos informáticos, poderia resistir, de forma efetiva, contra o pro-

valecimento econômico das organizações capitalistas, visto que

este código estaria no centro da transformação do capitalismo

contemporâneo (PROULX, 2012).

4

“Diretas Já foi um dos movimentos de maior participação popular da história do

Brasil. Teve início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo, e propunha

eleições diretas para o cargo de Presidente da República. A campanha ganhou

o apoio dos partidos PMDB e PDS e, em pouco tempo, a simpatia da população,

que foi às ruas para pedir a volta das eleições diretas.” (DUARTE, Lidiane.

Diretas já, 2013. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/diretas-

ja/>. Acesso em: 10 ago. 2013).

5

“Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas para presidente,

uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento do cargo do

presidente Fernando Collor de Melo. Acusado de corrupção e esquemas ilegais

em seu governo, a campanha ‘Fora Collor’ mobilizou muitos estudantes que saí-

ram às ruas [em 1992] com as caras pintadas para protestar contra o corrupto

presidente.” (GASPARETO JUNIOR, Antonio. Fora Collor, 2013. Disponível em:

<http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/fora-collor/>. Acesso em: 10

ago. 2013).

6

Segundo Palfrey (2011), o termo foi cunhado por Marc Prensky para denominar

aqueles que nasceram em um ambiente no qual as tecnologias digitais fazem

parte da vivência do indivíduo, notadamente após o advento da internet comer-

cial em 1995. Faz a distinção em relação aos “imigrantes digitais” que precisa-

ram se adaptar do uso do papel para o uso da tela.