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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

ao vivo, sem cortes e do ângulo de visão de um manifestante

comum, vivenciando a experiência no local. Não havia edições

técnicas do material e tudo era transmitido gratuitamente pela

internet, que permite a visualização direta, pela plataforma de

compartilhamento de vídeos ao vivo TwitCasting

14

, daquilo que

os ativistas ligados ao transmissor do Mídia Ninja estavam fil-

mando em seus aparelhos.

O indício mais evidente de que o Mídia Ninja ganhou

importância no cenário da comunicação social no Brasil foi que

este novo modo de cobertura, denominado pelos próprios inte-

grantes do grupo de “midiativismo”, obteve uma severa reação

dos setores da indústria do jornalismo. Empouco tempo, prolife-

raram textos com o objetivo de desmoralizar o trabalho do Mídia

Ninja. Os jornais

Folha de S. Paulo

15

e

Estadão

16

, dois dos maiores

do Brasil, mobilizaram alguns de seus melhores jornalistas para

publicar críticas ao tipo de cobertura feita pelos Ninjas (como

se autodenominavam os membros do coletivo). Até mesmo uma

improvável congruência entre duas das revistas mais ideologica-

mente antagônicas,

Veja

17

(que faz oposição ao governo federal

da presidente Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores,

PT) e

Carta Capital

18

(que sempre assumiu uma postura de apoio

ao PT), foi possível na elaboração de críticas com o objetivo de

atacar a qualidade técnica do trabalho, a parcialidade política

(pois não consideraria opiniões divergentes dos manifestantes)

e a forma de financiamento do coletivo Mídia Ninja.

14 Canal do Mídia Ninja na plataforma de compartilhamento de vídeo Twitcasting.

Disponível em: <http://www.twitcasting.tv/midianinja>. Acesso em: 12 ago.

2013.

15 Artigo criticando o Mídia Ninja na

Folha Online

, publicado no dia 10/08/2013.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1324584-

grupo-midia-ninja-e-chamado-de-seita-por-ex-integrante.shtml>. Acesso em:

20 ago. 2013.

16 Artigo criticando o Mídia Ninja no

Estadão

publicado dia 16/08/2013.

Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,midia-ninja-e-

o--futuro-desfocado-,1064592,0.htm>. Acesso em: 12 ago. 2013.

17 Crítica da revista

Veja

ao produtor cultural Pablo Capillé, ligado à Mídia Ninja.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/pablo

-capile-o-lider-da-midia-ninja-vive-entre-dois-mundos-um-pe-fora-do-eixo-o-

outro-dentro-do-governo/>. Acesso em: 05 set. 2013.

18 Crítica da revista

Carta Capital

ao Mídia Ninja. Disponível em: <http://www.

cartacapital.com.br/sociedade/fora-do-eixo-6321.html>. Acesso em: 20 ago.

2013.