Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
ao vivo, sem cortes e do ângulo de visão de um manifestante
comum, vivenciando a experiência no local. Não havia edições
técnicas do material e tudo era transmitido gratuitamente pela
internet, que permite a visualização direta, pela plataforma de
compartilhamento de vídeos ao vivo TwitCasting
14
, daquilo que
os ativistas ligados ao transmissor do Mídia Ninja estavam fil-
mando em seus aparelhos.
O indício mais evidente de que o Mídia Ninja ganhou
importância no cenário da comunicação social no Brasil foi que
este novo modo de cobertura, denominado pelos próprios inte-
grantes do grupo de “midiativismo”, obteve uma severa reação
dos setores da indústria do jornalismo. Empouco tempo, prolife-
raram textos com o objetivo de desmoralizar o trabalho do Mídia
Ninja. Os jornais
Folha de S. Paulo
15
e
Estadão
16
, dois dos maiores
do Brasil, mobilizaram alguns de seus melhores jornalistas para
publicar críticas ao tipo de cobertura feita pelos Ninjas (como
se autodenominavam os membros do coletivo). Até mesmo uma
improvável congruência entre duas das revistas mais ideologica-
mente antagônicas,
Veja
17
(que faz oposição ao governo federal
da presidente Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores,
PT) e
Carta Capital
18
(que sempre assumiu uma postura de apoio
ao PT), foi possível na elaboração de críticas com o objetivo de
atacar a qualidade técnica do trabalho, a parcialidade política
(pois não consideraria opiniões divergentes dos manifestantes)
e a forma de financiamento do coletivo Mídia Ninja.
14 Canal do Mídia Ninja na plataforma de compartilhamento de vídeo Twitcasting.
Disponível em: <http://www.twitcasting.tv/midianinja>. Acesso em: 12 ago.
2013.
15 Artigo criticando o Mídia Ninja na
Folha Online
, publicado no dia 10/08/2013.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1324584-
grupo-midia-ninja-e-chamado-de-seita-por-ex-integrante.shtml>. Acesso em:
20 ago. 2013.
16 Artigo criticando o Mídia Ninja no
Estadão
publicado dia 16/08/2013.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,midia-ninja-e-
o--futuro-desfocado-,1064592,0.htm>. Acesso em: 12 ago. 2013.
17 Crítica da revista
Veja
ao produtor cultural Pablo Capillé, ligado à Mídia Ninja.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/pablo
-capile-o-lider-da-midia-ninja-vive-entre-dois-mundos-um-pe-fora-do-eixo-o-
outro-dentro-do-governo/>. Acesso em: 05 set. 2013.
18 Crítica da revista
Carta Capital
ao Mídia Ninja. Disponível em: <http://www.
cartacapital.com.br/sociedade/fora-do-eixo-6321.html>. Acesso em: 20 ago.
2013.