Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
“Vem pra rua” era a estrofe de um jingle
do comercial
da marca multinacional automotiva Fiat
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que, em sua narrati-
va, convocava os cidadãos para vir às ruas torcer pela Seleção
Brasileira de Futebol durante a, naquele momento, vindoura
Copa do Mundo de 2014. No entanto, a frase foi ressignificada
com ironia na voz de milhares de jovens pelas ruas do país, que
entoavam “vem pra rua, vem, contra o aumento!”, referindo-se
ao reajuste de 20 centavos na tarifa da passagem de ônibus da
cidade de São Paulo, considerado o estopim das manifestações.
A partir daí, a #VemPraRua popularizou-se e tornou-se título de
muitas páginas do Facebook e de perfis no Twitter, culminando
na criação de um site sem fins lucrativos para a divulgação de
informações e mobilização cidadã.
Da mesma forma, “o gigante acordou” foi inspirado na
linguagem publicitária empregada em um comercial de TV da
marca de uísque Johnnie Walker
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, no qual o Pão de Açúcar, um
dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro e também do Brasil,
transforma-se em um imenso gigante de pedra que sai andando.
Internautas apropriaram-se desta narrativa do gigante que sim-
bolicamente representa o povo que acordou de sua hibernação
e caminha pelas cidades para exigir o fim da corrupção política
e melhores serviços públicos com um uso mais ético dos altís-
simos impostos pagos. A #OGiganteAcordou foi apropriada por
páginas criadas no Facebook e em perfis no Twitter, mobilizan-
do milhões de pessoas em torno do tema dos protestos. Também
se tornou um website comunitário que funcionava como um re-
positório de conteúdo das diversas redes que se filiaram à causa,
como #acordabrasil, #NãoaCorrupção, #Changebrazil, etc.
Em torno destas hashtags estão organizadas apenas
uma parte das páginas em redes sociais, plataformas de com-
partilhamento, websites e blogs que surgiram a partir do movi-
mento de indignação no Brasil; há muitas outras que serviram
como espaços de interação alternativos aos meios de comunica-
ção corporativos, nas quais o debate político se desenvolveu fora
das esferas institucionais dos partidos ou dos governos. Uma das
10 Vídeo publicitário “Vem pra rua”. Disponível em: <http://www.youtube.com/
watch?v=SxMIwZZPlcM>. Acesso em: 11 ago. 2013.
11 Vídeo publicitário “O gigante acordou”. Disponível em: <http://www.youtube.
com/watch?v=MLU95q0BgQA>. Acesso em: 11 ago. 2013.