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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

“Vem pra rua” era a estrofe de um jingle

do comercial

da marca multinacional automotiva Fiat

10

que, em sua narrati-

va, convocava os cidadãos para vir às ruas torcer pela Seleção

Brasileira de Futebol durante a, naquele momento, vindoura

Copa do Mundo de 2014. No entanto, a frase foi ressignificada

com ironia na voz de milhares de jovens pelas ruas do país, que

entoavam “vem pra rua, vem, contra o aumento!”, referindo-se

ao reajuste de 20 centavos na tarifa da passagem de ônibus da

cidade de São Paulo, considerado o estopim das manifestações.

A partir daí, a #VemPraRua popularizou-se e tornou-se título de

muitas páginas do Facebook e de perfis no Twitter, culminando

na criação de um site sem fins lucrativos para a divulgação de

informações e mobilização cidadã.

Da mesma forma, “o gigante acordou” foi inspirado na

linguagem publicitária empregada em um comercial de TV da

marca de uísque Johnnie Walker

11

, no qual o Pão de Açúcar, um

dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro e também do Brasil,

transforma-se em um imenso gigante de pedra que sai andando.

Internautas apropriaram-se desta narrativa do gigante que sim-

bolicamente representa o povo que acordou de sua hibernação

e caminha pelas cidades para exigir o fim da corrupção política

e melhores serviços públicos com um uso mais ético dos altís-

simos impostos pagos. A #OGiganteAcordou foi apropriada por

páginas criadas no Facebook e em perfis no Twitter, mobilizan-

do milhões de pessoas em torno do tema dos protestos. Também

se tornou um website comunitário que funcionava como um re-

positório de conteúdo das diversas redes que se filiaram à causa,

como #acordabrasil, #NãoaCorrupção, #Changebrazil, etc.

Em torno destas hashtags estão organizadas apenas

uma parte das páginas em redes sociais, plataformas de com-

partilhamento, websites e blogs que surgiram a partir do movi-

mento de indignação no Brasil; há muitas outras que serviram

como espaços de interação alternativos aos meios de comunica-

ção corporativos, nas quais o debate político se desenvolveu fora

das esferas institucionais dos partidos ou dos governos. Uma das

10 Vídeo publicitário “Vem pra rua”. Disponível em: <http://www.youtube.com/

watch?v=SxMIwZZPlcM>. Acesso em: 11 ago. 2013.

11 Vídeo publicitário “O gigante acordou”. Disponível em: <http://www.youtube.

com/watch?v=MLU95q0BgQA>. Acesso em: 11 ago. 2013.