Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
ça a necessária reflexão sobre os lugares específicos que ocu-
pam as instituições-campos nos processos de apropriação dos
objetos-meios. Essas apropriações são marcadas por técnicas,
estratégias e lógicas transversais aos próprios campos e especi-
ficadas conforme as organizações. Somente a pesquisa empírica
pode oferecer inferências sobre esses processos transversais e
específicos. Assim, podemos falar em apropriações transversais ao
campo da cultura, mas essas devem ser especificadas pelas ins-
tituições que compõem o campo cultural e suas regras, mas que
se diferenciam conforme estejamos falando em organizações
científicas, escolares, artísticas, etc. Certamente, esse é um dos
campos mais dinâmicos, que vem realizando apropriações mais
avançadas dos objetos-meios digitais em tempos de rede.
O campo econômico é talvez o que mais precisão tenha
emmobilizar formatos regulatórios em suas apropriações. A co-
municação em si, para este campo, deve ser informação e marke-
ting. Marcadamente estratégico, as organizações do campo eco-
nômico tendem a ficar silenciosas perante as disrupções ineren-
tes aos processos comunicacionais midiatizados. Vivem a tensão
entre estratégias informacionais e de marketing e as disrupções,
incertezas e indeterminações dos ambientes midiatizados.
O campo político tem uma dupla vocação. Quando em
processos de ascensão ao poder, mobiliza lógicas que articulam
informação-marketing (típicas do campo econômico) com in-
corporação de narrativas sociais, seguindo operações típicas do
campo midiático.
O campo midiático é, por excelência, o produtor de
formatos, operações e lógicas que são transversais. Não só im-
porta experiências desenvolvidas pelos usos dos atores, como
também o faz em relação às invenções dos campos econômicos,
culturais e políticos. Por outro lado, exporta seus formatos, ope-
rações e lógicas aos campos culturais, políticos e econômicos e
aos usos dos atores.
As questões de midiatização, entretanto, não se esgo-
tam na análise e investigação específica das apropriações dos
campos midiáticos e midiatizados. As questões centrais se refe-
rem aos circuitos constituídos entre instituições midiáticas, mi-
diatizadas e atores em torno de determinados impasses, agonís-