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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

ça a necessária reflexão sobre os lugares específicos que ocu-

pam as instituições-campos nos processos de apropriação dos

objetos-meios. Essas apropriações são marcadas por técnicas,

estratégias e lógicas transversais aos próprios campos e especi-

ficadas conforme as organizações. Somente a pesquisa empírica

pode oferecer inferências sobre esses processos transversais e

específicos. Assim, podemos falar em apropriações transversais ao

campo da cultura, mas essas devem ser especificadas pelas ins-

tituições que compõem o campo cultural e suas regras, mas que

se diferenciam conforme estejamos falando em organizações

científicas, escolares, artísticas, etc. Certamente, esse é um dos

campos mais dinâmicos, que vem realizando apropriações mais

avançadas dos objetos-meios digitais em tempos de rede.

O campo econômico é talvez o que mais precisão tenha

emmobilizar formatos regulatórios em suas apropriações. A co-

municação em si, para este campo, deve ser informação e marke-

ting. Marcadamente estratégico, as organizações do campo eco-

nômico tendem a ficar silenciosas perante as disrupções ineren-

tes aos processos comunicacionais midiatizados. Vivem a tensão

entre estratégias informacionais e de marketing e as disrupções,

incertezas e indeterminações dos ambientes midiatizados.

O campo político tem uma dupla vocação. Quando em

processos de ascensão ao poder, mobiliza lógicas que articulam

informação-marketing (típicas do campo econômico) com in-

corporação de narrativas sociais, seguindo operações típicas do

campo midiático.

O campo midiático é, por excelência, o produtor de

formatos, operações e lógicas que são transversais. Não só im-

porta experiências desenvolvidas pelos usos dos atores, como

também o faz em relação às invenções dos campos econômicos,

culturais e políticos. Por outro lado, exporta seus formatos, ope-

rações e lógicas aos campos culturais, políticos e econômicos e

aos usos dos atores.

As questões de midiatização, entretanto, não se esgo-

tam na análise e investigação específica das apropriações dos

campos midiáticos e midiatizados. As questões centrais se refe-

rem aos circuitos constituídos entre instituições midiáticas, mi-

diatizadas e atores em torno de determinados impasses, agonís-