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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

tureza tem sua origem na antiguidade, em especial nas formas

de agenciamentos dos signos em linguagens, línguas e discursos

agenciados institucionalmente. A apropriação cultural e política,

portanto, seria correlata à apropriação econômica

stricto sen-

su

, mesmo que possamos considerar a superação da economia

da subsistência como base da divisão social do trabalho, como

sugere o marxismo. Esse processo tende a produzir distinções

entre economias diferenciadas. A distinção é, por excelência, re-

gulatória, mercantil.

O terceiro argumento: o que é transversal – a produção

de um tipo de valor apropriável enquanto capital de distinção

– entra em conflito permanente com as fontes das interações a

jusante, que acionam uma semiose que tende a ser disruptiva,

irregulável e desafiadora às instituições que se apropriam dos

meios tecnológicos e que passam a mediar as técnicas de inte-

ração. Ou seja, a mobilização das tecnologias como meios de

comunicação nem sempre converge, a jusante, com os proces-

sos de valorização dos capitais econômicos, culturais e políticos,

mesmo quando esses meios tecnológicos estão submetidos às

regulações técnicas tentativas. Os algoritmos se constituem no

campo de batalhas atualizado, nesta perspectiva.

2 Cognição, semiose e interação com os

objetos-meios

O meio-objeto tecnológico, quando inserido em formas

de produção, está afeto a ordens que se articulam, mas são au-

tônomas entre si:

a)

A semiose como transformações e implicações per-

manentes entre objeto-meio, meio-signo e meio

simbólico. Os três juntos chamaremos, neste artigo,

de objetos-meios de informação e comunicação.

b)

Ações e interações entre indivíduos, e destes com

os objetos-meios e com a natureza.

c)

Os processos cognitivos emergentes dessas inte-

rações conforme especificidades da semiose em

curso.