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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

contemporâneas da religiosidade em tempos de midiatização e

financeirização da vida, o que se manifesta na teologia da pros-

peridade. Isso nos permite localizá-las como transformações

tentaculares, que permitem regulações entre semiose e proces-

sos de valorização do capital.

Assim, podemos afirmar que os processos midiáticos

são regulados. Este parece ser a tese e objeto de Bernard Miège

(2008).

4 A atorização, individualização e os mecanismos

massivos

A problemática da individualização em suas relações

com os processos midiáticos, considerando especialmente

as transformações dos meios, como sugere Miège, é colocada

por vários autores do campo epistemológico da comunicação

(Wolton, Flichy, Castells, entre outros). O termo tem suas difi-

culdades conceituais. O que é individualização? O capitalismo é,

já no trânsito do artesanato à indústria, passando pela manu-

fatura, a subtração de todas as forças individuais e criativas do

artesão, e a objetivação emmeios de produção de processos que

antes lhe pertenciam – numa espécie de autogoverno, cogestão

e mérito que se instalavam nas corporações de ofício e na oficina

medieval. Paradoxalmente, o modo de produção capitalista de-

clara, apesar de uma superestrutura que monopoliza os meios

de produção e, ao mesmo tempo, privatiza o capital social, que é

um regime da liberdade individual. Isso já foi bem tratado pela

crítica marxista clássica. Liberdade formal em contradição arti-

culada com a dominação real, realizada na esfera das relações

sociais de produção fundadas no trabalho assalariado. Nesse

sentido, o indivíduo é uma ficção (e, aí, a crítica à filosofia do

contrato social).

A primeira questão que emerge nesta perspectiva crí-

tica é: estaríamos vivendo uma recuperação do indivíduo – por

sinal, nunca existente? Ou de indivíduos livremente associa-

dos, utopia marxista atualizada na ideia de inteligência cole-

tiva? Os autores citados são cuidadosos. Em geral, dialogam a

proposta de que estamos vivendo novos formatos de cultura de