Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
ABSTRACT
: In this chapter, we situate the relations between in-
formation and communication technologies and media. For this,
we discuss the concept of media, highlighting the irreducibility
of the same to the technological one, at the same time reflect-
ing on how the technological transformations are linked to the
mutations of the media, affecting the processes of mediatiza-
tion. The argument is specified in the analysis of the mutations
that occurred between the opinion press, the commercial press,
radio and television, as references to think about the new con-
figurations of the media in digital networks. We present some
research on the relations of the media sphere with the public
space, especially politics, in search of issues still in course.
KEYWORDS
: Information and communication technologies.
Media. Mediatization. Digital networks.
1 Introdução
Três obstáculos precisam ser evitados quando nos in-
teressamos pelas questões das mídias. O primeiro obstáculo a
superar é recorrer a uma concepção metafórica das mídias. Não
estamos mais na situação analisada por Marshal MacLuhan, mas
ainda encontramos geralmente concepções muito amplas do
campo midiático que se inspiram no que McLuhan tinha propos-
to. As mídias continuam sendo vistas conforme esse pensador,
segundo o qual o meio é o meio pelo qual a sensação se expres-
sava, conceituando-se a partir disso o que são mídias. Isso traz
um problema. Podemos considerar que o automóvel é uma mí-
dia? O automóvel é simbólico. E, como ele, todos os elementos da
sociedade que efetivamente são meios poderiam ser considera-
dos mídias. Então, é preciso evitar essa visão ampla, impensada,
que nos faz chamar de mídia coisas que não são mídias.
O segundo obstáculo que precisamos evitar
a priori
é
acreditar na ideia de uma substituição pura e simples das mídias
pelas. Esta é uma questão é atual, que nos leva a pensar que,
finalmente, essas técnicas que são mais novas estão substituin-
do as mídias que conhecemos, ainda amplamente, e que não se
imaginavam há um século e meio.