Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
A situação desse pensamento comunicacional se
encontra ainda profundamente indefinida. Este é,
ao mesmo tempo, organizador de práticas científi-
cas, reflexivas ou profissionais; resposta a necessi-
dades que surgem dos Estados e das grandes or-
ganizações, assim como inspirador de mudanças
que intervêm em tais organizações; por fim, está
na origem ou no acompanhamento de mudanças
nas práticas culturais ou nas modalidades de difu-
são ou aquisição de conhecimentos (MIÈGE, 2000,
p. 21).
Apesar de Miège ter contribuído largamente no estudo
da evolução dos questionamentos em torno do pensamento co-
municacional – pensamento este que ele não considera estático,
mas produto da história humana –, suas discussões e teoriza-
ções vão muito além do campo epistemológico e têm ganhado
destaque, sobretudo, no que concerne ao estudo das tecnologias
relacionadas aos processos informacionais e comunicativos.
Bernard Miège propõe o estudo das tecnologias da in-
formação e da comunicação a partir da superação de um dis-
curso “injuntivo” (referente ao fenômeno de injunção tecnológi-
ca), que seria fundamentado por antecipações dos usos dessas
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e que ganhou
bastante força, sendo disseminado inclusive por teóricos da co-
municação que previam transformações drásticas e aparelhos
surreais em um período relativamente curto. Para o teórico fran-
cês, essas previsões “altamente contestáveis” superestimaram
algumas tecnologias em detrimento de outras e negligenciaram
aspectos imprescindíveis à sua utilização, como as implicações
financeiras. Miège concebe que a tecnologia perpassa aspectos
dos campos econômico, cultural e societal para, então, chegar ao
seu uso e alerta que as implicações sociais e societais são igno-
radas diante do foco restrito ao aparato técnico.
[…] se o tecnodeterminismo é mais do que nunca
onipresente nos diferentes discursos sociais e assu-
me formas múltiplas e por vezes imprevistas, essa
perseverança não contribui para uma representa-
ção clara da contribuição da técnica no desenvolvi-