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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

como sobre a transformação das relações sociais geradas na

experiência intercultural a partir de nossas inquietações sobre

como uma comunidade atravessada pelas matrizes constitutivas

da identidade cultural gaúcha, bastante bairrista e tradicional,

estaria aberta ao contato com a alteridade e com outras culturas

e práticas (a partir da proposta do próprio

Couchsurfing

).

Nossa pesquisa foi de caráter multimetodológico, à

luz da netnografia e de ferramentas da etnografia. Além de ir

a campo, fazer observações sobre o grupo dentro e fora da in-

ternet, produzir um diário de campo, realizar questionários e

entrevistas em profundidade, foi imprescindível promover uma

discussão teórica sobre tecnologias da comunicação – o que está

intrinsecamente ligado ao objeto de referência da pesquisa – e

também refletir sobre a sociedade em processo de midiatiza-

ção

6

, que atravessa os sujeitos que as utilizam. A contribuição do

pensamento de Miège para nossa investigação foi proveniente

de suas obras e, sobretudo, do seminário “Fundamentos Sociais

das TICs”, com o próprio teórico, em abril de 2012.

3 Contribuições e conexões

“Para que um campo funcione, importa que existam

objetos de disputa e pessoas prontas a jogar o jogo, dotadas do

habitus

que implica o conhecimento e o reconhecimento das leis

próprias do jogo, dos desafios”

7

(BOURDIEU, 1980, p. 114

apud

MIÈGE, 2000, p. 131). É com o conceito de “campo” – apresen-

tado por Bourdieu em sua obra “Questões de Sociologia” – que

Bernard Miège defende seu posicionamento quanto à constitui-

ção da comunicação, de forma que “o próprio pensamento co-

municacional contribui ativamente para a formação deste cam-

po” (MIÈGE, 2000, p. 130-131).

Sobre o pensamento comunicacional, que foi se tornan-

do mais complexo com o surgimento de diversos dispositivos e o

desenvolvimento de novas teorias, Miège enfatiza que

6

De acordo com Miège, “a digitalização introduziu algumas rupturas essenciais

na midiatização das ações infocomunicacionais” (MIÈGE, 2012).

7

BOURDIEU, P.

Questions de sociologie.

Paris : Éd. de Minuit, 1980, p. 114.