Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
como sobre a transformação das relações sociais geradas na
experiência intercultural a partir de nossas inquietações sobre
como uma comunidade atravessada pelas matrizes constitutivas
da identidade cultural gaúcha, bastante bairrista e tradicional,
estaria aberta ao contato com a alteridade e com outras culturas
e práticas (a partir da proposta do próprio
Couchsurfing
).
Nossa pesquisa foi de caráter multimetodológico, à
luz da netnografia e de ferramentas da etnografia. Além de ir
a campo, fazer observações sobre o grupo dentro e fora da in-
ternet, produzir um diário de campo, realizar questionários e
entrevistas em profundidade, foi imprescindível promover uma
discussão teórica sobre tecnologias da comunicação – o que está
intrinsecamente ligado ao objeto de referência da pesquisa – e
também refletir sobre a sociedade em processo de midiatiza-
ção
6
, que atravessa os sujeitos que as utilizam. A contribuição do
pensamento de Miège para nossa investigação foi proveniente
de suas obras e, sobretudo, do seminário “Fundamentos Sociais
das TICs”, com o próprio teórico, em abril de 2012.
3 Contribuições e conexões
“Para que um campo funcione, importa que existam
objetos de disputa e pessoas prontas a jogar o jogo, dotadas do
habitus
que implica o conhecimento e o reconhecimento das leis
próprias do jogo, dos desafios”
7
(BOURDIEU, 1980, p. 114
apud
MIÈGE, 2000, p. 131). É com o conceito de “campo” – apresen-
tado por Bourdieu em sua obra “Questões de Sociologia” – que
Bernard Miège defende seu posicionamento quanto à constitui-
ção da comunicação, de forma que “o próprio pensamento co-
municacional contribui ativamente para a formação deste cam-
po” (MIÈGE, 2000, p. 130-131).
Sobre o pensamento comunicacional, que foi se tornan-
do mais complexo com o surgimento de diversos dispositivos e o
desenvolvimento de novas teorias, Miège enfatiza que
6
De acordo com Miège, “a digitalização introduziu algumas rupturas essenciais
na midiatização das ações infocomunicacionais” (MIÈGE, 2012).
7
BOURDIEU, P.
Questions de sociologie.
Paris : Éd. de Minuit, 1980, p. 114.