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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

espaço virtual e de agregações eletrônicas “que estão delinea-

das em torno de interesses comuns, de traços de identificação,

pois ele é capaz de aproximar, de conectar indivíduos que tal-

vez nunca tivessem oportunidade de se encontrar pessoalmen-

te”. Assim, podemos fazer uma ponte entre os pensamentos de

Corrêa e Miège, na medida em que o teórico francês menciona

que, a partir da internet, “o que se produz é uma ampla interna-

cionalização da comunicação tanto profissional quanto pessoal,

permitindo o uso de diversos dispositivos (constituídos a partir

das Tic)” (MIÈGE, 2012). Corrêa ainda ressalta que “os compor-

tamentos são amplificados pelos meios tecnológicos, fazendo

com que indivíduos localizados em diferentes partes do globo e

munidos de equipamentos adequados possam conectar idéias,

crenças, valores, e emoções” (2004, p. 5-6).

Dessa forma, em relação à comunidade CS POA, é im-

portante mencionar que as comunidades são formações huma-

nas que se originaram muito antes do surgimento das TICs e da

internet – não se constituindo, portanto, como uma inovação

advinda do ambiente virtual. No entanto, é necessário apontar

que, a partir da perspectiva do próprio Miège, houve uma poten-

cialização dos fluxos, das trocas e interações, do transporte de

conteúdo – o que também influencia a dinâmica das comunida-

des virtuais e de comunidades como a do

Couchsurfing

em Porto

Alegre, que paira entre os espaços virtual e presencial. O próprio

projeto

Couchsurfing

pode ser considerado uma consequência

ou um exemplo do que Miège denomina de “internacionalização

da comunicação”, bem como da extensão de contatos via redes

sociais:

A digitalização – que não devemos esquecer de

unir a outras grandes inovações: a compressão dos

sinais, a miniaturização dos componentes, assim

como o tratamento, a visualização e a modelização

dos dados – introduziu, com efeito, algumas rup-

turas essenciais na midiatização das ações info-

comunicacionais. Mas o processo de midiatização

mantido “entorpecido” por essas inovações havia

começado anteriormente, digamos sobretudo em

torno dos anos 1970. Agora, a produção das ações

é favorecida e facilitada; a difusão é multiplicada,