Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
interação com o telespectador. A pesquisa também nos permite
compreender o impacto da tecnologia e das TICs na criação e no
desenvolvimento da promoção.
Do ponto de vista das dimensões relacionadas ao fun-
cionamento da televisão no contexto da convergência midiática,
o quadro permite visualizar como são organizadas as novas re-
lações entre a televisão e o telespectador que são dinamizadas
a partir da internet – espaço em que as operações e as lógicas
dos sistemas de produção e de recepção se contataram. Nesse
sentido, a conversão da tecnologia em meios de comunicação –
como é o caso da telefonia celular e, em especial, das tecnologias
móveis – é um indicador de grande relevância
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, já que frisa a
potencialidade da aproximação do receptor do nicho produtivo.
Foi por meio desses recursos tecnológicos que tiveram seu uso
estimulado pelo programa que as empregadas domésticas reali-
zaram as suas produções, seguindo um esquema didático-inte-
racional marcado pela midiatização do conhecimento informal
acerca das lógicas de funcionamento da televisão.
5 Considerações finais sobre o tema
A discussão aqui proposta buscou articular a perspec-
tiva sobre tecnologia de Bernard Miège com as visões do proces-
so de midiatização dos autores José Luiz Braga e Antonio Fausto
Neto, que foram aproximadas da realidade de pesquisa de duas
teses de doutorado defendidas no Programa de Pós-Graduação
em Comunicação da Unisinos e tiveram por objeto pensar a te-
levisão no contexto da “sociedade em vias de midiatização”. No
entendimento dos efeitos de midiatização na sociedade, são vas-
tos os olhares que podem ser construídos por meio da relação
do impacto da tecnologia com a sociedade midiatiza. O relato
das pesquisas aponta a capacidade da televisão em midiatizar
o conhecimento informal por meio de suas estratégias, fluxos e
processos, seja no caso da “Faixa Comentada” ou da promoção “A
empregada mais cheia de charme do Brasil”.
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A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) divulgou que o Brasil fe-
chou o mês de março de 2013 com mais de 264,05 milhões de linhas ativas de
celulares, sendo que o número de acessos à internet, a partir do uso de telefones
móveis, foi de mais de 67 milhões (BRASIL, 2013).