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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

interação com o telespectador. A pesquisa também nos permite

compreender o impacto da tecnologia e das TICs na criação e no

desenvolvimento da promoção.

Do ponto de vista das dimensões relacionadas ao fun-

cionamento da televisão no contexto da convergência midiática,

o quadro permite visualizar como são organizadas as novas re-

lações entre a televisão e o telespectador que são dinamizadas

a partir da internet – espaço em que as operações e as lógicas

dos sistemas de produção e de recepção se contataram. Nesse

sentido, a conversão da tecnologia em meios de comunicação –

como é o caso da telefonia celular e, em especial, das tecnologias

móveis – é um indicador de grande relevância

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, já que frisa a

potencialidade da aproximação do receptor do nicho produtivo.

Foi por meio desses recursos tecnológicos que tiveram seu uso

estimulado pelo programa que as empregadas domésticas reali-

zaram as suas produções, seguindo um esquema didático-inte-

racional marcado pela midiatização do conhecimento informal

acerca das lógicas de funcionamento da televisão.

5 Considerações finais sobre o tema

A discussão aqui proposta buscou articular a perspec-

tiva sobre tecnologia de Bernard Miège com as visões do proces-

so de midiatização dos autores José Luiz Braga e Antonio Fausto

Neto, que foram aproximadas da realidade de pesquisa de duas

teses de doutorado defendidas no Programa de Pós-Graduação

em Comunicação da Unisinos e tiveram por objeto pensar a te-

levisão no contexto da “sociedade em vias de midiatização”. No

entendimento dos efeitos de midiatização na sociedade, são vas-

tos os olhares que podem ser construídos por meio da relação

do impacto da tecnologia com a sociedade midiatiza. O relato

das pesquisas aponta a capacidade da televisão em midiatizar

o conhecimento informal por meio de suas estratégias, fluxos e

processos, seja no caso da “Faixa Comentada” ou da promoção “A

empregada mais cheia de charme do Brasil”.

6

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) divulgou que o Brasil fe-

chou o mês de março de 2013 com mais de 264,05 milhões de linhas ativas de

celulares, sendo que o número de acessos à internet, a partir do uso de telefones

móveis, foi de mais de 67 milhões (BRASIL, 2013).