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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

apenas sobre como o Facebook oportuniza a constituição desses

processos, mas, e talvez principalmente, enxergar e analisar os

entraves que o site impõe à atividade de produtores e receptores

de conteúdos.

3.2 As barreiras na circulação impostas pelo Facebook

Um dos expoentes mais significativos dos entraves de

circulação de conteú

dos no Fac

ebook é Eli Pariser. Presidente

do conselho diretor

e ex-direto

r executivo do portal MoveOn.

org e cofundador da

Avaaz.Org

, Pariser (2012) criou a expres-

são

bolha dos filtros

,

referindo-s

e aos filtros de informação que

grandes empresas q

ue atuam n

a internet utilizam para perso-

nalizar a oferta e o consumo de informações, conteúdos midiáti-

cos, produtos e serviços. A personalização aclamada nos anos 90

como uma das principais vantagens oferecidas pela internet é o

que alimenta hoje o crescimento da bolha dos filtros, que Pariser

(2012) aponta como resultado de processos de personalização

que acabam por inibir o acesso a conteúdos divergentes. Essa si-

tuação se configura em um problema na medida em que, visuali-

zando apenas conteúdos condizentes com seus gostos e opiniões

pessoais, os indivíduos não enxergam informações divergentes

daquilo que defendem, compartilham e curtem. Ideais de conec-

tividade cívica, democracia e transparência, tão anunciadas nos

primórdios da internet e da web, são fortemente tolhidos pela

atividade de algoritmos como o EdgeRank, do Facebook.

A questão que surge é a seguinte: sabendo que o

Facebook personaliza o conteúdo oferecido, a partir das ativi-

dades interacionais e de compartilhamento os usuários não po-

deriam atuar no site de forma consciente, fazendo sua própria

curadoria

5

do conteúdo através de cliques, curtidas e comparti-

lhamentos de informações diversas, sendo, então, os principais

responsáveis pela modelagem dos filtros? Teoricamente sim,

mas na prática nem todos os usuários estão conscientes dessa

atividade de personalização praticada pelo Facebook; nem todos

estão preocupados com as consequências da bolha dos filtros;

nem todos querem navegar pelo desconhecido, encontrando e

acessando conteúdos diversos. Além disso, as pessoas clicam,

5

Para mais sobre curadoria no ambiente: Corrêa, 2012.