Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
apenas sobre como o Facebook oportuniza a constituição desses
processos, mas, e talvez principalmente, enxergar e analisar os
entraves que o site impõe à atividade de produtores e receptores
de conteúdos.
3.2 As barreiras na circulação impostas pelo Facebook
Um dos expoentes mais significativos dos entraves de
circulação de conteú
dos no Facebook é Eli Pariser. Presidente
do conselho diretor
e ex-diretor executivo do portal MoveOn.
org e cofundador da
Avaaz.Org, Pariser (2012) criou a expres-
são
bolha dos filtros
,
referindo-se aos filtros de informação que
grandes empresas q
ue atuam na internet utilizam para perso-
nalizar a oferta e o consumo de informações, conteúdos midiáti-
cos, produtos e serviços. A personalização aclamada nos anos 90
como uma das principais vantagens oferecidas pela internet é o
que alimenta hoje o crescimento da bolha dos filtros, que Pariser
(2012) aponta como resultado de processos de personalização
que acabam por inibir o acesso a conteúdos divergentes. Essa si-
tuação se configura em um problema na medida em que, visuali-
zando apenas conteúdos condizentes com seus gostos e opiniões
pessoais, os indivíduos não enxergam informações divergentes
daquilo que defendem, compartilham e curtem. Ideais de conec-
tividade cívica, democracia e transparência, tão anunciadas nos
primórdios da internet e da web, são fortemente tolhidos pela
atividade de algoritmos como o EdgeRank, do Facebook.
A questão que surge é a seguinte: sabendo que o
Facebook personaliza o conteúdo oferecido, a partir das ativi-
dades interacionais e de compartilhamento os usuários não po-
deriam atuar no site de forma consciente, fazendo sua própria
curadoria
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do conteúdo através de cliques, curtidas e comparti-
lhamentos de informações diversas, sendo, então, os principais
responsáveis pela modelagem dos filtros? Teoricamente sim,
mas na prática nem todos os usuários estão conscientes dessa
atividade de personalização praticada pelo Facebook; nem todos
estão preocupados com as consequências da bolha dos filtros;
nem todos querem navegar pelo desconhecido, encontrando e
acessando conteúdos diversos. Além disso, as pessoas clicam,
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Para mais sobre curadoria no ambiente: Corrêa, 2012.