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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

rialidade, são as interações e as práticas comunicativas que ca-

racterizam os intercâmbios comunicacionais responsáveis pelos

processos de convergência. O impacto que a internet, a web e

as tecnologias digitais de comunicação exercem sobre o concei-

to de convergência está fundamentado nessa característica do

meio digital que permite a conexão entre os indivíduos, bem

como entre as informações disponíveis online. A interatividade

e a participação proporcionadas pela conectividade do meio le-

vantam questionamentos nos três níveis em que se estuda aqui

o conceito: técnico, social e cultural. A materialidade também

influencia nesses três níveis a partir das apropriações realiza-

das pelos indivíduos dos diversos suportes com os quais lidam

diariamente nos processos comunicacionais

3

.

As inferências resultantes da pesquisa conceitual em-

preendida mostram que a multiplicidade de definições acerca

da convergência ilustra a complexidade do conceito. Entre as

principais considerações às quais se chegou, é possível afir-

mar que ainda preocupa a adoção de um entendimento que

privilegia o componente tecnológico do fenômeno. O processo

de convergência pressupõe um envolvimento que vai além do

mero emprego de ferramentas e dispositivos técnicos diversos.

Miège (2007) critica a posição que muitos promotores do con-

ceito de convergência assumem ao colocar a técnica sempre à

frente, como seu elemento motor. É preciso considerar aspec-

tos que vão além do elemento técnico destacado nas indústrias

das redes materiais, abordando questões culturais e sociais no

contexto midiático, a partir também da diversidade de atores

envolvidos na comunicação. Só assim é possível perceber a com-

plexidade do fenômeno.

Os elementos norteadores conexão, participação e in-

teratividade e materialidade guiam a compreensão do fenôme-

no no atual contexto, justificando a necessidade de se superar

o caráter técnico, porém sem desconsiderá-lo. A influência dos

comportamentos e hábitos sociais e culturais nas apropriações

das técnicas de produção e circulação de conteúdos midiáticos

3

A tese ainda avançou na constituição de categorias de análise sobre a conver-

gência, que não serão discutidas aqui neste momento, mas que justificam a pre-

missa adotada no início da pesquisa sobre a necessidade de se atentar para os

vieses social e cultural do fenômeno, sem excluir seu caráter técnico.