Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
rialidade, são as interações e as práticas comunicativas que ca-
racterizam os intercâmbios comunicacionais responsáveis pelos
processos de convergência. O impacto que a internet, a web e
as tecnologias digitais de comunicação exercem sobre o concei-
to de convergência está fundamentado nessa característica do
meio digital que permite a conexão entre os indivíduos, bem
como entre as informações disponíveis online. A interatividade
e a participação proporcionadas pela conectividade do meio le-
vantam questionamentos nos três níveis em que se estuda aqui
o conceito: técnico, social e cultural. A materialidade também
influencia nesses três níveis a partir das apropriações realiza-
das pelos indivíduos dos diversos suportes com os quais lidam
diariamente nos processos comunicacionais
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As inferências resultantes da pesquisa conceitual em-
preendida mostram que a multiplicidade de definições acerca
da convergência ilustra a complexidade do conceito. Entre as
principais considerações às quais se chegou, é possível afir-
mar que ainda preocupa a adoção de um entendimento que
privilegia o componente tecnológico do fenômeno. O processo
de convergência pressupõe um envolvimento que vai além do
mero emprego de ferramentas e dispositivos técnicos diversos.
Miège (2007) critica a posição que muitos promotores do con-
ceito de convergência assumem ao colocar a técnica sempre à
frente, como seu elemento motor. É preciso considerar aspec-
tos que vão além do elemento técnico destacado nas indústrias
das redes materiais, abordando questões culturais e sociais no
contexto midiático, a partir também da diversidade de atores
envolvidos na comunicação. Só assim é possível perceber a com-
plexidade do fenômeno.
Os elementos norteadores conexão, participação e in-
teratividade e materialidade guiam a compreensão do fenôme-
no no atual contexto, justificando a necessidade de se superar
o caráter técnico, porém sem desconsiderá-lo. A influência dos
comportamentos e hábitos sociais e culturais nas apropriações
das técnicas de produção e circulação de conteúdos midiáticos
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A tese ainda avançou na constituição de categorias de análise sobre a conver-
gência, que não serão discutidas aqui neste momento, mas que justificam a pre-
missa adotada no início da pesquisa sobre a necessidade de se atentar para os
vieses social e cultural do fenômeno, sem excluir seu caráter técnico.