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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

interação social e de construção de sentido sobre o “religioso” em

rede, por parte de indivíduos, grupos e instituições religiosos. Nas

interações sociais digitalmente mediadas, manifestam-se lógicas

e dinâmicas midiatizadas, por meio das quais crenças e práticas

religiosas são ressignificadas para novas linguagens e dispositi-

vos (SBARDELOTTO, 2012). Em plataformas como o Facebook,

instituições eclesiásticas, corporações midiáticas e a sociedade

em geral constroem sentido sobre o “religioso” e o fazem circular

comunicacionalmente mediante a publicização midiática de seus

próprios construtos (imagens, textos, vídeos, etc.).

Neste artigo, a partir de usos e práticas religiosas do

Facebook, analisa-se o contexto da midiatização digital, me-

diante as relações entre tecnologias digitais e a sua apropriação

comunicacional por parte de indivíduos, grupos e instituições

religiosas, neste caso vinculados ao catolicismo

2

, para a constru-

ção autônoma e pública de sentido. Em seguida, reflete-se sobre

a cultura do “leigo-amador” e o fenômeno religioso, em novas

modalidades de prática religiosa em rede, a partir das contri-

buições de Flichy (2010). Depois, examina-se a circulação de

construtos sobre o catolicismo e sua reconstrução em páginas

do Facebook, nas quais se manifesta a experimentação religio-

sa em rede por parte de indivíduos e grupos sociais que dizem

o “religioso” midiaticamente para a sociedade em geral. Como

pistas de conclusão, propõe-se que os leigos-amadores são parte

central do dispositivo de comunicação contemporâneo, e é por

meio deles que se desencadeiam novos fluxos de circulação mi-

diática, que ultrapassam os limites hierárquicos da instituição

eclesiástica, para a construção social do “católico”.

2 O contexto da midiatização digital:

autonomização e publicização de sentidos

Falar em midiatização digital é abordar uma especifici-

dade (“digital”) de umprocessomais amplo (“midiatização”). Em

2

O interesse pelo “católico” se deve à relevância sócio-histórico-cultural da Igreja

Católica, especialmente no Brasil. Segundo o IBGE, embora com uma queda mar-

cante desde o século XIX, os católicos ainda são a maioria religiosa do país, com

64,6% da população. Dados disponíveis em: <http://migre.me/ddYsQ>.