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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

Abstract

:

As a synergetic object, the news around the death of

Nelson Mandela unleashed an intense circulation of messages

on Twitter originating from journalistic sources as well as from

common users relegated to the condition of enunciative co-man-

agers. Assumed by amateurs, the narrativity about the event be-

gan to problematize the media coverage, as well as to associate it

to issues of an individual nature which emerge in the field of cul-

ture. This paper takes as its object of analysis tweets produced

around the death of the South African leader in the microblog.

Keywords

: Twitter. Interdiscursivity. Resignification.

1 Questões introdutórias: o lugar do amador

A construção de sentidos em torno de falecimentos mi-

diáticos é impulsionada pela interposição de enunciados ema-

nados dos campos jornalístico e social. Ambos interagem e re-

gulam um ao outro via redes sociais – entre elas o microblog

Twitter –, reprojetando o evento à condição de um acontecimen-

to social midiático envolto numa ritualística particular.

Antes, porém, de sugerir inferências sobre as ressig-

nificações de sentido em torno do falecimento do líder sul-afri-

cano Nelson Mandela, ocorrido no dia 5 de dezembro de 2013,

na espacialidade da rede social e servidor para microblogging

Twitter, um ambiente híbrido no qual se entrecruzam narrativas

as mais variadas, é preciso analisar teoricamente os meandros

que instigam a produção amadora

2

na internet, gerando fusões

entre práticas geridas por profissionais e práticas operadas por

interagentes desprovidos do que poderíamos chamar de uma

“cultura especializada”.

Segundo o pesquisador francês Patrice Flichy (2013)

3

,

o fato de uma produção artística instalar-se no ambiente digital

– podendo-se estabelecer analogias também com a produção in-

formacional –, transforma fundamentalmente os seus processos

2

O conceito de amador, ao longo deste artigo, situa-se predominantemente em

oposição ao conceito de especialista, embora se reconheça que a etimologia do

termo designe um “apaixonado”, ou seja, aquele que ama aquilo que faz.

3

As referências ao trabalho do pesquisador francês Patrice Flichy estão ancora-

das em seminário proferido pelo pesquisador, no ano de 2013, no contexto do

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.