Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
Abstract
:
As a synergetic object, the news around the death of
Nelson Mandela unleashed an intense circulation of messages
on Twitter originating from journalistic sources as well as from
common users relegated to the condition of enunciative co-man-
agers. Assumed by amateurs, the narrativity about the event be-
gan to problematize the media coverage, as well as to associate it
to issues of an individual nature which emerge in the field of cul-
ture. This paper takes as its object of analysis tweets produced
around the death of the South African leader in the microblog.
Keywords
: Twitter. Interdiscursivity. Resignification.
1 Questões introdutórias: o lugar do amador
A construção de sentidos em torno de falecimentos mi-
diáticos é impulsionada pela interposição de enunciados ema-
nados dos campos jornalístico e social. Ambos interagem e re-
gulam um ao outro via redes sociais – entre elas o microblog
Twitter –, reprojetando o evento à condição de um acontecimen-
to social midiático envolto numa ritualística particular.
Antes, porém, de sugerir inferências sobre as ressig-
nificações de sentido em torno do falecimento do líder sul-afri-
cano Nelson Mandela, ocorrido no dia 5 de dezembro de 2013,
na espacialidade da rede social e servidor para microblogging
Twitter, um ambiente híbrido no qual se entrecruzam narrativas
as mais variadas, é preciso analisar teoricamente os meandros
que instigam a produção amadora
2
na internet, gerando fusões
entre práticas geridas por profissionais e práticas operadas por
interagentes desprovidos do que poderíamos chamar de uma
“cultura especializada”.
Segundo o pesquisador francês Patrice Flichy (2013)
3
,
o fato de uma produção artística instalar-se no ambiente digital
– podendo-se estabelecer analogias também com a produção in-
formacional –, transforma fundamentalmente os seus processos
2
O conceito de amador, ao longo deste artigo, situa-se predominantemente em
oposição ao conceito de especialista, embora se reconheça que a etimologia do
termo designe um “apaixonado”, ou seja, aquele que ama aquilo que faz.
3
As referências ao trabalho do pesquisador francês Patrice Flichy estão ancora-
das em seminário proferido pelo pesquisador, no ano de 2013, no contexto do
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.