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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

5 Considerações finais

A estratégia adotada pelo estúdio Bohemia Interactive

no último lançamento da franquia mais popular da empresa,

Arma 3, atualiza uma indústria que começou a se desenvolver

há 40 anos. A desenvolvedora não é a primeira a investir nesse

modo de interação, que encarrega seus usuários parcialmente

da produção, mas realiza isso com relativo sucesso. Também não

se trata de um jogo desconhecido, novo no mercado, mas de uma

série que já possui um público estabilizado. Mas lembremos que

os próprios desenvolvedores reconhecem que o sucesso da mar-

ca se vincula ao programa de conteúdo elaborado por usuários

desde os títulos anteriores.

O enfoque aqui foi essencialmente o percurso de cria-

ção de

missões

, arquitetadas a partir do

software

de edição. Essa

escolha se destina a reconhecer o poder de desenvolvimento de

jogadores sem conhecimento de programação. Ademais, Arma 3

fornece subsídios para modificações da estrutura do jogo,

mods

,

mas essa cultura é um uso específico e merece aprofundamento

em outro instante.

O cenário comunicacional que perpassa a utilização do

user-generated content

em Arma é resultado de um processo de

dimensão técnica e social: por um lado, a disseminação das plata-

formas de jogos digitais e as redes; por outro, a necessidade das

empresas do ramo de

games

de atraírem os consumidores com a

oferta de customização. Apesar de ser a empresa o ponto inicial

da criação, onde se fundamenta a ideia de um produto com in-

teresse comercial, é através dos receptores, na expressão de sua

vontade lúdica, que a circulação é sentida commaior intensidade.

Mesmo sendo um título recente, o

user-generated content

repre-

senta um dos artifícios que projetam a marca com destaque no

mercado de jogos digitais.

Referências

BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. In: JANOTTI

Jr., Jeder; MATTOS, Maria Ângela; JACKS, Nilda (Orgs.).

Mediações e Midiatização

– Encontro da XVII Compós.

Salvador: Edufba, 2012.