Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
5 Considerações finais
A estratégia adotada pelo estúdio Bohemia Interactive
no último lançamento da franquia mais popular da empresa,
Arma 3, atualiza uma indústria que começou a se desenvolver
há 40 anos. A desenvolvedora não é a primeira a investir nesse
modo de interação, que encarrega seus usuários parcialmente
da produção, mas realiza isso com relativo sucesso. Também não
se trata de um jogo desconhecido, novo no mercado, mas de uma
série que já possui um público estabilizado. Mas lembremos que
os próprios desenvolvedores reconhecem que o sucesso da mar-
ca se vincula ao programa de conteúdo elaborado por usuários
desde os títulos anteriores.
O enfoque aqui foi essencialmente o percurso de cria-
ção de
missões
, arquitetadas a partir do
software
de edição. Essa
escolha se destina a reconhecer o poder de desenvolvimento de
jogadores sem conhecimento de programação. Ademais, Arma 3
fornece subsídios para modificações da estrutura do jogo,
mods
,
mas essa cultura é um uso específico e merece aprofundamento
em outro instante.
O cenário comunicacional que perpassa a utilização do
user-generated content
em Arma é resultado de um processo de
dimensão técnica e social: por um lado, a disseminação das plata-
formas de jogos digitais e as redes; por outro, a necessidade das
empresas do ramo de
games
de atraírem os consumidores com a
oferta de customização. Apesar de ser a empresa o ponto inicial
da criação, onde se fundamenta a ideia de um produto com in-
teresse comercial, é através dos receptores, na expressão de sua
vontade lúdica, que a circulação é sentida commaior intensidade.
Mesmo sendo um título recente, o
user-generated content
repre-
senta um dos artifícios que projetam a marca com destaque no
mercado de jogos digitais.
Referências
BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. In: JANOTTI
Jr., Jeder; MATTOS, Maria Ângela; JACKS, Nilda (Orgs.).
Mediações e Midiatização
– Encontro da XVII Compós.
Salvador: Edufba, 2012.