Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
para que tais máquinas se tornassem imprescindíveis às organi-
zações industriais.
Flichy (2001) busca a articulação entre o imaginário
e a ação no pensamento de Paul Ricoeur (1997), para quem os
conceitos de utopia e ideologia seriam os dois polos do imaginá-
rio social e da cultura. Segundo Ricoeur (1997), o termo ideo-
logia, no âmbito das teorias marxistas, é geralmente associado
a um processo de deformação, de dissimulação, por parte de
indivíduos ou de grupos, de sua situação diante da realidade.
Da mesma forma, o conceito de utopia geralmente é associado a
uma espécie de sonho social que não levaria em conta elemen-
tos da realidade necessários para verdadeiras transformações. É
considerada como uma atitude esquizofrênica diante da socie-
dade, uma maneira de escapar das lógicas e das ações mediante
construções fora da história e também como forma de proteção
a qualquer verificação por parte de ações concretas. No entanto,
Ricoeur (1997) insiste que a realidade é simbolicamente me-
diada; portanto, não se trata de um dado estático, mas de um
processo no qual se inter-relacionam um polo de estabilidade
(ideologia) e um polo de mudança (utopia). Por ser um dispo-
sitivo constantemente em evolução, o jogo utopia/ideologia se
transforma permanentemente. Neste sentido, Ricoeur propõe
compreender a noção de ideologia e de utopia (constituintes do
imaginário social) em seus aspectos positivos e negativos de ma-
neira construtiva e desconstrutiva, de confirmação e de recusa
da realidade social de uma época.
Ao definir a dinâmica da noção de ideologia e utopia,
Ricoeur (1997) apresenta três níveis conceituais: 1. No primeiro
nível, a ideologia (vida imaginada) aparece como dissimulação
do real em oposição à
práxis
(vida real). A utopia, neste contexto,
seria entendida como fantasmagoria, uma fuga, uma escapatória
da realidade. 2. O segundo nível trata de uma análise política na
qual a ideologia é entendida como o sistema de legitimação da
dominação de um poder instituído e a utopia apareceria como
alternativa a esta dominação, algo que trabalha na contramão,
para acabar com a autoridade deste poder político. 3. No ter-
ceiro nível de sua reflexão, Ricoeur relaciona a noção de ideo-
logia com algo mais positivo na medida em que serviria como
elemento definidor da identidade de um grupo. A conservação