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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

tões políticas que assolam o país, pois já perceberam que tais

dispositivos afetam substancialmente os processos sociais.

2 Imaginário social, tecnocultura e midiatização

Para entender a criação de mundos comuns como

imprescindíveis à ação coletiva, torna-se necessário discutir a

noção de imaginário. A visita ao pensamento do sociólogo das

técnicas Patrice Flichy (2001) sobre a questão do imaginário

tecnológico levou-me às reflexões sociológico-filosóficas de três

pensadores que se debruçaram sobre o conceito de imaginário:

Castoriadis (1982), Appadurai (1996) e Taylor (2004).

Em sua obra

A instituição imaginária da sociedade

,

Castoriadis (1982) afasta sua concepção de algumas correntes

psicanalíticas que entendem o imaginário como imagens de

imagem refletida ou, por outras palavras, como elaborações fan-

tasiosas. Para o pesquisador francês, a história seria impossível

sem a imaginação criadora e produtiva que estaria no início de

toda atividade racional.

Aqueles que falam de “imaginário” compreenden-

do por isso o “especular”, o reflexo ou o “fictício”,

apenas repetem, e muito frequentemente sem o

saberem, a afirmação que os prendeu para sem-

pre em um subsolo qualquer da famosa caverna

[da alegoria da caverna de Platão]: é necessário

que (este mundo) seja imagem de alguma coisa. O

imaginário de que falo não é imagem de. É cria-

ção incessante e essencialmente indeterminada

(social-histórica e psíquica) de figuras / formas /

imagens, a partir das quais somente é possível fa-

lar-se de “alguma coisa”. Aquilo que denominamos

“realidade” e “racionalidade” são seus produtos

(CASTORIADIS, 1982, p. 13).

Da mesma forma, Appadurai (1996) lembra que não

podemos considerar o imaginário social apenas como uma sim-

ples fantasia de grupo, uma forma de evasão da realidade, visto

que a imaginação seria a característica constitutiva da subjeti-

vidade na modernidade. Para o autor, a imaginação tornou-se