Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
a socialização e mecanismos de visibilidade. Conforme Bernard
Miège (2009), a comunicação se inscreveu profundamente nas
relações sociais e se generalizou, mesmo que a eficácia como
ferramenta e técnica ainda não seja plenamente garantida ape-
nas pelo seu uso. Ante a midiatização e as novas tecnologias da
informação e comunicação, comunicar deixou de estar restrito a
uma instituição ou organização, principalmente do domínio do
jornalístico. Serge Proulx (2013), ao se referir aos estudos da co-
municação no espaço da internet, destaca que os próprios estu-
dos sobre a recepção ou sobre o papel do receptor precisam ser
repensados em função do contexto da multiplicidade de telas e
dispositivos, onde todos são, em certa medida, emissores. Para
Proulx,
Nós nos vemos diante de uma multiplicidade de
fontes de telas numa confusão de gêneros sobre
o que é publicidade, o que é informação pública,
o que é comunicação, numa convergência entre
o conteúdo das antigas mídias e os novos dispo-
sitivos interativos digitais, que nos permitem re-
mixar antigas mídias com elementos de criação
inovadora. Vemos, então, uma multiplicação das
telas. A tela está cada vez mais presente: do telefo-
ne celular ao computador. A tela da televisão está
em todas as nossas atividades diárias, agora trans-
postas nas telas diversas e, ao mesmo tempo, em
interação com o que está acontecendo. Estamos
diante de uma hibridação dos nossos modos de
difusão, distribuição e de comunicação. Passamos
das audiências de massa às comunidades de inte-
resse que reúnem coletivos de usuários, comuni-
dades epistêmicas e comunidades de amadores
(PROULX, 2013, p. 90).
Isto implica dizer que a midiatização se instaurou pro-
fundamente no tecido social, sendo que os receptores agora se
tornam, na expressão de Proulx, “interatores”, deixando o pos-
to de passivos como nos esquemas canônicos da comunicação.
Assim, há uma autonomização dos processos comunicacionais
para além do trabalho jornalístico, por exemplo. Os próprios